Artista de Japeri expõe obras que retratam violência contra as mulheres

A visitação acontece de segunda a sexta-feira no Centro Cultural no bairro Mucajá 

A violência contra as mulheres está sendo retratada na exposição “Mulheres”, no Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães, no bairro Mucajá em Japeri. A artista plástica Monique de Souza Guimarães escolheu o espaço para mostrar, por meio da arte em óleo sobre telas, os abusos sofridos por elas.

De acordo com a artista, o trabalho é fruto de observações de fatos ocorridos na sociedade e até de relacionamentos abusivos sofridos por pessoas próximas e relatadas nos meios de comunicação. Quem visitar o espaço, das 9h às 16h, vai se deparar com pinturas realistas. Na maioria das telas as mulheres são pintadas sem boca, olhos e demonstram claramente o quanto foram silenciadas e abusadas.

“Tem uma tela que retrata a inocência, muitas vezes roubada, por isso sem rosto, para passar a ideia de ‘perdida’. A ideia é que as pessoas se vejam ali”, disse referindo-se ao seu quadro “Debutante”. A artista foi premiada pelo prêmio Rita Diva, contemplada por meio da Lei Aldir Blanc.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., a exposição que começou na última terça-feira (31) tinha prazo previsto de uma semana, mas com a força do tema pode passar para 30 dias de visitação.

Na estrada há cerca de 10 anos, Monique já participou de outras exposições, vernissages (evento cultural com pintores, escultores e fotógrafos) e concursos. Neles foram retratados com outros temas como paisagens e flores. Durante este ano, a artista está se debruçando em um projeto que une xilogravuras do nordeste com a arte tribal africana.

Serviço: O Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães, situado à Avenida Tancredo Neves, Mucajá.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.