Um ano de democratização do acesso à cultura no RJ

Iniciativa atende pessoas que não costumam ter oportunidades de visitar equipamentos culturais

Criado há um ano, o Programa Passaporte Cultural RJ viabilizou mais de 33 mil atendimentos durante os primeiros 12 meses de funcionamento. A iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), executada por meio da Escola da Cultura RJ, tem cumprido o papel de democratizar o acesso aos equipamentos culturais e mudado a vida de pessoas que até então não tinham oportunidade de conhecer esses lugares. “Nosso objetivo é ampliar o acesso à cultura da população de baixa renda e incentivar a formação de plateia, oferecendo visitas a centros culturais de grande relevância, como a Casa França-Brasil, Parque Lage e Museu da Imagem e do Som. O passaporte cultural tem atuado como uma ferramenta de transformação, oportunizando acesso a pessoas de todas as regiões do estado”, ressaltou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Apenas em 2022, 15 mil acessos foram garantidos, atendendo cerca de 30 municípios. Dentro deste cenário, 52 crianças da ONG Instituto Heróis e Princesas, localizada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, tiveram a oportunidade de conhecer importantes equipamentos culturais, como o Parque Lage, AquaRio e Museu do Amanhã.

De acordo com o presidente do Instituto Heróis e Princesas, Fellippe Lemos, o Passaporte deu a chance de inserir crianças e jovens de comunidades carentes dentro do contexto cultural da sociedade. “O Passaporte se tornou uma ferramenta de grande importância para a gente. Todas essas crianças são de origem humilde, e as famílias não têm condição financeira de levá-las para conhecerem outros lugares. Tenho certeza que todos estes momentos vão ficar marcados na memória de cada uma delas. Tem um valor incalculável”, disse Fellipe, acrescentando que o instituto vai visitar, na próxima semana, o Maracanã.

Além da Heróis e Princesas, outras 30 instituições foram contempladas neste primeiro ano do programa. Este é o caso do Instituto Maria de Lourdes, que atende crianças, jovens e famílias na região rural de Guapimirim, na Região Metropolitana. Para a diretora de assistência social da instituição, Neidy Silva, a possibilidade de inclusão social por meio do Passaporte está mudando a vida de muitas famílias. “Essas crianças nunca tinham tido acesso ao universo cultural. Poder visitar museus e parques proporcionou um sentimento de pertencimento e trouxe à tona um mundo de conhecimento. Sempre que conseguimos, também levamos os pais aos passeios junto aos filhos para fortalecer o vínculo familiar e o diálogo”, revela Neidy.

A comunidade atendida pelo Instituto Maria de Lourdes já visitou o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Museu Naval, o Parque Lage, o Planetário da Gávea e, nos próximos dias, tem visita programada para o Museu da Imagem e do Som (MIS).

O Passaporte Cultural foi criado sob o decreto nº 47.645 de 14 de junho de 2021. O programa atende escolas, instituições beneficentes, associações de moradores e organizações culturais comunitárias, levando grupos de pessoas para conhecerem, gratuitamente, museus, casas de espetáculo, bibliotecas e outros equipamentos culturais. “A Escola da Cultura foi criada com intuito de garantir apoio aos municípios, incentivando atividades em todo o estado, e o Passaporte Cultural realiza exatamente isso. É a materialização de um trabalho democrático para toda população do Estado do Rio de Janeiro, com uma entrega de serviço para quem está mais distante dos equipamentos culturais – destaca a subsecretária e diretora da Escola da Cultura”, Cláudia Viana.

O programa fortalece de forma significativa as políticas públicas salvaguardadas na Lei 7035/2015, que institui o Sistema Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, criado com o intuito de fomentar a incentivar a cultura em território fluminense. Para quem deseja conhecer o Passaporte e participar, basta entrar em contato pelo seguinte e-mail: passaporteculturalrj@cultura.rj.gov.br.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.