
Novo prefeito começa repetindo erros da gestão anterior e vai além: cria mais secretarias
Desde que Dennis Dauttmam assumiu o governo que o município de Belford Roxo passou a gastar mais do que arrecada e o resultado não poderia ser outro: salários atrasados, saúde doente, educação precária, uma cidade imunda e a administração emperrada. Mas se alguém pensou que com a posse do novo prefeito as coisas mudariam logo com o governo que está se iniciando, é melhor não esperar muito. É que apesar de toda pirotecnia com mutirão de limpeza e a fanfarronice em unidades de saúde, o coração da Prefeitura ainda não começou a ser tratado. Muito pelo contrário. Está sendo ainda mais forçado, pois ao invés de cortar despesas para equilibrar as finanças, o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (foto), decidiu aumentar o tamanho dá já gigantesca máquina administrativa, que passa de 28 para 35 secretarias, além de novos cargos e funções gratificadas em quantidades que ainda não estão nada claras.
Aprovada a toque de caixa pela Câmara de Vereadores em pleno recesso legislativo, a Lei Municipal Nº 1.540 de 3 de janeiro 2017 externa absurdos como a Secretaria do Tesouro, quando já existe a Secretaria de Fazenda, que é a mesma coisa; Turismo em uma cidade sem qualquer atração e Secretaria de Conservação, quando o município conta com duas pastas praticamente semelhantes, as de Obras e Serviços Públicos. Outro ponto que está sendo visto como exagero em tempos de crise é a não unificação de pastas como as de Defesa Civil e Ordem Urbana, Segurança Pública e a de Mobilidade Urbana.
Com o slogan “Construindo um novo tempo” a gestão de Wagner nos Santos Carneiro está apenas no terceiro dia útil de trabalho, mas já começa a gerar desconfianças nos mais antenados, pelo grande cabide de empregos e criações consideradas irresponsáveis. Daqui para frente serão 36 secretários (contando com a chefia de gabinete), pelo menos uma centena de subsecretários; outras dezenas de diretores de departamento e fundações, mais os fartos cargos de segundo e terceiro escalões, além das funções gratificadas.
De acordo com a lei que foi publicada nesta quarta-feira (4) no diário oficial do município, a máquina administrativa de Belford Roxo passa a contar agora com a seguinte estrutura: secretarias de Comunicação Social; Articulação Política; Casa Civil; Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município; Administração; Fazenda; Compras e Suprimentos; Governo. Secretaria de Projetos, Captação de Recursos, além das secretarias do Tesouro; Obras; Conservação; Serviços Públicos; Defesa Civil e Ordem Urbana; Segurança Pública; Mobilidade Urbana; Assistência Social e Cidadania; Articulação Comunitária; do Idoso; Trabalho e Emprego; Habitação e Urbanismo; Meio Ambiente; Ciência e Tecnologia; Vigilância Sanitária; Saúde; Educação; Cultura; Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico; Esporte e Lazer, mas as secretarias da Pessoa com Deficiência; da Mulher; Turismo; Proteção aos Animais e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento.