A maioria por prática de boca de urna
Durante o plantão da Ouvidoria do MPRJ, no domingo das eleições (2), foram recebidas 486 denúncias referentes ao pleito eleitoral. Via Disque-Denúncia, a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) encaminhou ao Centro de Apoio às Promotorias Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ) outras 72 denúncias. As informações que chegaram ao MPRJ foram direcionadas aos Promotores de Justiça designados para as funções eleitorais bem como à Procuradoria Regional Eleitoral.
As reclamações mais recorrentes dizem respeito a crime de boca de urna, derrame de santinhos na véspera e no dia da eleição, propaganda na internet e insatisfação dos eleitores em relação a demora nas filas das seções de votação. Também foram relatados alguns casos de transporte irregular de eleitores e apreensão de material de campanha.
Ainda no domingo, os promotores diligenciaram durante todo o dia na área de abrangência de suas respectivas zonas eleitorais, com o apoio das equipes do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP/MPRJ), e permaneceram nos respectivos cartórios eleitorais até o final da transmissão dos votos.
(Com a Assessoria de Comunicação do MPRJ)