Waguinho, o demolidor

O prefeito de Belford Roxo já demoliu um posto de saúde e agora quer derrubar uma creche

Prefeito de Belford Roxo derruba posto de saúde e agora vai jogar creche no chão

Os moradores do bairro Heliópolis, em Belford Roxo, município carente da Baixada Fluminense, estão revoltados com uma medida esdrúxula tomada pelo prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, que determinou a demolição da Creche Geraldo Dias Fontes, localizada na Praça Caio Martins. O prédio seria derrubado na manhã de segunda-feira, mas devido à reação de funcionários e membros da comunidade a destruição foi adiada e poderá ocorrer nesta quarta-feira, se uma decisão judicial não sair a tempo. Embora a cidade disponha de uma guarda para tomar conta dos prédios do município e agentes de saúde, o governo alega que a creche virou ponto de prostituição e criadouro de mosquito. Entretanto, uma fonte informou agora a pouco que a intenção seria desocupar o terreno para cedê-lo a iniciativa privada, ato semelhante ao verificado na gestão do prefeito Valdir Camilo dos Santos, o Valdir Zito, que com a cobertura da Câmara de Vereadores cedeu parte de uma rua – no mesmo bairro – para uma empresa de ônibus.

Se os moradores conseguiram adiar a derrubada da creche – que é adaptada para o atendimento infantil, possui espaços para recreação, lactário, cozinha, refeitório e sala de leitura – não tiveram sorte em relação ao posto de saúde que funcionava no mesmo terreno. A unidade de atendimento médico não existe mais.

Segundo funcionários, a Creche Municipal Geraldo Dias Fontes necessita de reformas no telhado feito com telhas ecológicas que perderam a validade e não foram substituídas nos governos anteriores. Há infiltrações e o rebaixamento do teto de duas salas caiu em novembro do ano passado, situação que foi comunicada à Secretaria de Educação, que não tomou nenhuma providência.