Prefeito de Belford Roxo vai responder por improbidade

Waguinho demoliu creche e criou situação de emergência para alugar um prédio de sua igreja 

A Creche Geraldo Dias Fontes demolida às pressas na noite de quarta-feira (8), mesmo com uma decisão liminar mandando a Prefeitura se abster da destruição do prédio, estava em condições de funcionamento e dependia apenas de pequenos reparos. A informação é de funcionários que na última segunda-feira foram surpreendidos por operários, tratores e pela ordem do prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (foto), que, diante da reação de moradores, para não perder a viagem, mandou que derrubassem o posto de saúde que funcionava próximo. A prova de que não havia necessidade de demolir a creche está nas palavras do secretário de Educação Dennis Macedo. Ele afirmou que o prédio seria derrubado porque teria sido transformado em ponto de prostituição e criadouro de mosquitos, mas como mentira dura pouco, ontem ficou claro o objetivo do prefeito: criar uma situação de emergência para alugar por R$ 18 mil mensais um prédio da Igreja Nova Vida, seita da qual ele e a esposa são membros.

A demolição foi feita na calada da noite para evitar que uma decisão liminar concedida pela juíza Lívia Bechara de Castro, da Vara da Infância e da Juventude, em uma ação civil pública movida pela promotora Elayne Rodrigues, da Promotoria de Tutela Coletiva de Proteção à Educação – que foi acionada por uma representação da comunidade – atrapalhasse seu plano, que seria desocupar o terreno, construir nele quiosques comerciais e entregá-los para serem explorados por comerciantes afinados com o governo.

A representante do Ministério Público também foi surpreendida pela ação repentina do prefeito, que alegou depois não ter conhecimento de que a Justiça tinha determinado que a creche não fosse demolida. Entretanto, gente do próprio governo disse agora a pouco que assim que a decisão foi proferida o prefeito teria sido avisado e mandou antecipar a derrubada da creche.

De acordo com o que a promotora declarou à Rádio Bandnews, o fato de o prefeito não ter sido notificado oficialmente da liminar impede que ele seja processado por desobedecer a uma ordem judicial, mas outras medidas deverão ser tomadas, entre elas o ajuizamento de uma ação civil pública de improbidade administrativa.

 

Matérias relacionadas ao caso:

Prefeito demole creche mesmo com decisão contrária da Justiça

Waguinho, o demolidor

Comentários:

  1. Tem muitas agravantes… quem pode achar normal demolir um prédio público na calada da noite sem estudo de impacto, sem isolar a área, sem comunicar moradores e sem um laudo de órgão competente muito bem fundamentado acompanhado e compartilhado entre a comunidade escolar e local que ateste perigo, que condene a construção? O judiciário brasileiro é muito brando. Isto é uma afronta a todas as pessoas que trabalhavam e eram atendididos pela creche. A creche cumpria sua função social.

  2. Evangélico quando entra em política faz pior que os outros. Esse Vaguinho precisa lavar a boca com detergente antes de falar em nome de Deus. O pior é que tem um monte de bobos que acreditam que ele é um homem de Deus, um dos tais “ungidos do senhor”, palavra muito usada por evangélicos para se classificarem como seres especiais.

  3. Essa demolição , foi premeditada, porque os funcionários do posto de saúde , unidade PSF, foram recolocados em outra unidade , há cerca de 3 semanas , local onde não há vagas para os profissionais que já atendiam e agora não já vaga para esses novos profissionais !

  4. Isso demonstra o quanto a classe política é despreparada para exercer cargos públicos. Ele desrespeitou os tramites legais de toda ação pública e fez como fazem os deputados em Brasília que fazem leis na surdina da noite, com votações sombrias; e sempre em detrimento dos mais necessitados, desrespeito aos aposentados e outras categorias profissionais, quiçá esse local não é dele próprio em nome de laranjas. Vergonha pública.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.