Processos seletivos sob suspeita em Japeri

Seleções simplificadas foram realizadas para os setores de Saúde e Educação

● Elizeu Pires

Alvo de várias denúncias encaminhadas ao Ministério Público por supostas irregularidades em licitações e contratos para fornecimentos e prestação de serviços, a gestão da prefeita Fernanda Ontiveros (PDT) entrou no radar também por conta dos processos seletivos simplificados realizados desde o ano passado para contratação de funcionários para os setores de Saúde e Educação. O maior deles, concluído no ano passado para completar o efetivo da rede municipal de ensino, ofereceu 260 vagas. Já a Secretaria de Saúde realizou cinco desses processos. As suspeitas que recaem sobre as seleções simplificadas são de suposto jogo de cartas marcadas e irregularidades na elaboração dos editais.

Em relação à Secretaria de Saúde há denúncias sobre diversos procedimentos administrativos. Contra a gestão do setor de Educação já foram feitas denúncias ao MP em relação a compra de merenda escolar, e também deverá ser alvo de representação ao órgão e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, o pregão realizado para locação dos ônibus encarregados do transporte escolar, que gerou um contrato de mais de R$ 7 milhões com a empresa a TJ Comércio, Serviços e Locações, que consta como sediada em Mendes.

Conforme já foi revelado, a Prefeitura locou 19 ônibus, e embora o edital que sustentou a licitação exigisse a capacidade de transporte para o mínimo de 45 passageiros, alguns dos veículos disponibilizados estão registrados junto ao Detran com número de passageiros menor. Além disso, a frota não atende ao que especifica o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

De acordo com o guia feito pelo FNDE para orientar a contratação desse serviço, para que o transporte de alunos seja mais seguro o ideal é que os veículos tenham no máximo sete anos de uso. Essa orientação, ao que parece, é desconhecida para a secretária de Educação Caroline Machado Ontiveros e a prefeita Fernanda Ontiveros, pois a alugada da TJ tem mais de dez anos de fabricação.

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Japeri.

Matérias relacionadas:

Contrariando orientação do FNDE Educação de Japeri aluga ônibus com mais de 10 anos de uso e vai pagar R$ 7 milhões por isso

Parte da frota alugada pela Prefeitura de Japeri veio de São Paulo e nem todos os ônibus tem a capacidade de lotação mínima exigida no edital

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.