Cidades do Brasil começam a receber consultoria em políticas de promoção da igualdade racial

Diagnóstico realizado por consultoria destacou a necessidade de se trabalhar o enfrentamento ao racismo a partir das escolas, a reorganização das instituições e dos órgãos públicos para trabalharem as políticas de igualdade racial e a diversificação da representatividade no Conselho Municipal de Betim (MG). (Foto: Banco de Imagens)

Foi iniciada no mês de outubro uma consultoria para auxiliar no desenvolvimento e na implementação das políticas públicas destinadas à população negra e aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). A iniciativa abrange inicialmente 72 municípios e 3 estados que integram o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A capacitação é ofertada pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH).

A primeira cidade a receber a consultoria foi Betim, em Minas Gerais (MG), nos dias 17 e 18 de outubro. Na ocasião, os servidores da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura e integrantes do conselho municipal de Promoção da Igualdade Racial levantaram temas que consideram relevantes para o município.

Ganharam destaque a necessidade de se trabalhar o enfrentamento ao racismo a partir das escolas, com base na formação cidadã e no respeito à diversidade racial e cultural com alunos; a importância de uma reorganização das instituições e dos órgãos públicos para trabalharem de forma estruturada, de acordo com as políticas de igualdade racial; e a diversificação da representatividade no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Betim.

Os participantes também responderam a um questionário para a elaboração de um diagnóstico das políticas públicas em execução no município. Para o titular da SNPIR, Paulo Roberto, com a consultoria o município pode estruturar melhor as políticas de igualdade racial. “Após cada reunião, nossos consultores, que foram muito bem treinados, vão elaborar um diagnóstico que vai ficar à disposição do município para, a partir dele, embasar um plano para construção de uma política de igualdade racial”, pontuou o secretário.

A ação é possível por meio de um acordo internacional entre a SNPIR e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Calendário –  Outubro: Minas Gerais – 24, 25 e 26/10 – Congonhas; Bahia – 27 e 28/10 – Senhor do Bonfim; São Paulo – 25 e 26/10 – Marília.

Novembro: – Bahia – 03 e 04/11 – Cruz das Almas; 23 e 25/11 – Seabra; Goiás – 17 e 18/11 – Goiânia; Acre – 08, 09 e 10/11 – Rio Branco, Plácido de Castro e Senador Guiomard; Minas Gerais – 21, 22 e 23 – Estado de Minas Gerais; Espírito Santo – 29, 30 e 01/12 – Vila Velha; Rio Grande do Sul – 07 e 08/11 – Canoas; Paraná – 21 e 22/11 – Estado do Paraná; Maranhão – 07, 08 e 09/11 –  São Vicente Férrer e Bacurituba.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.