Ação questiona nepotismo em Saquarema

Além do marido enquadrado na Lei da Ficha Limpa, Manoela Peres nomeou dois cunhados para compor o governo

Afastamento do marido da prefeita vai ser analisado pela Justiça, mas a prática do nepotismo no município vai além da nomeação dele para comandar a Secretaria de Governo

Está tramitando na 1ª Vara da Comarca de Saquarema o processo 0000723-44.2017.8.19.0058, no qual está sendo pedido o afastamento do ex-prefeito Antonio Peres do cargo de secretário de Governo. Peres, que é marido da prefeita Manoela Ramos de Souza Gomes Alves, a Manoela Peres (PTN), teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, e 30 dias antes do pleito foi substituído pela esposa. Para que Peres pudesse a Câmara de Vereadores, a pedido do governo, revogou uma lei municipal que vedava a nomeação em cargos de confiança de pessoas inelegíveis.  No processo só está sendo questionada a presença de Antonio Peres no governo, mas há pelo menos mais dois membros da família no primeiro escalão: Ana Amélia Alves Quintanilha (chefe de Gabinete) e Antonio Francisco Alves Neto, o ex-vereador Chico Peres (Procurador Geral), são irmãos do ex-prefeito e, consequentemente, cunhados da prefeita.

Peres foi condenado a devolver mais de R$ 400 mil aos cofres do município por superfaturamento apontado pelo Tribunal de Contas do Estado na compra de medicamentos para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em setembro de 2003 e é acusado de ter distribuído a correligionários terrenos que deveriam ser doados a famílias carentes, o que ocorreu entre 2000 e 2008, período em que ele cumpriu dois mandatos consecutivos. Ele ainda denunciado pelo Ministério Público em ação de improbidade administrativa, sob acusação de que uma servidora terceirizada da Prefeitura através da Cooperativa Multiprof trabalharia na casa dele três vezes por semana, quando constava como lotada na Secretaria Municipal de Administração, onde deveria prestar serviços.

 

Matérias relacionadas:

Ficha suja liberada em Saquarema

Saquarema tem dois “caciques”

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.