Magé sem nenhuma criança fora da escola é a meta da rede de Educação

Investimentos ampliam a oferta de vagas no município

O kit escolar é garantido aos alunos da rede municipal de ensino – Foto: Divulgação/Ascom

A Prefeitura de Magé fechou 2022 com um balanço sobre a rede municipal de ensino e confirmando a meta de que nenhuma criança fique fora das salas de aula.  De acordo com a administração municipal, os investimentos na ampliação da oferta de vagas feitos a partir de 2021 garantem isso.

A Secretaria de Educação registrou mais de 28 mil novas matrículas nos últimos dois anos, totalizando mais de 40 mil alunos, período em que foram inauguradas mais cinco unidades. Segundo a secretaria,  mais oito escolas estão em fase de construção.

Números positivos – A gestão do prefeito Renato Cozzolino Harb informa que duas novas escolas e uma nova creche abriram 860 vagas e outras duas creches receberam novas instalações, ampliando a oferta, nas duas unidades, para 235 vagas. Em 2023 deverão ser entregues mais três creches, três escolas modernas, uma escola padrão e o Espaço Educativo Rural e Urbano.

Além da ampliação na oferta de vagas nas creches e escolas, a Prefeitura informa que o número de ações no Atendimento Multidisciplinar Especializado (AME) foi ampliado. São 325 atendimentos semanais para alunos autistas e 440 atendimentos quinzenais para alunos com outras patologias. “Foram capacitados 300 profissionais para auxiliar na locomoção, alimentação e ensino de, aproximadamente, mil alunos em atendimento educacional especializado nas escolas”, informa.

Novas unidades estão sendo incorporadas à rede municipal – Foto:Divulgação/Ascom

Diagnóstico –  Para diagnóstico de aprendizagem e ajustes pedagógicos pós-pandemia, a Avaliação Municipal do Ensino Fundamental foi realizada com mais de 23 mil alunos em 71 unidades. Também pós-pandemia, o Projeto Janela do Aprender atendeu cerca de 2.500 alunos com aulas de reforço para as crianças com dificuldade na leitura e escrita. Para 650 professores dos anos iniciais, a Prefeitura fez valer a Lei 11.738/2008, assegurando o direito de ter 1/3 da jornada de trabalho para planejamento de aulas e outras atividades, evitando o acúmulo de serviços em casa.

Foram entregues 44 mil kits com materiais escolares para alunos e professores, além de uniformes completos para todos os alunos. Na pandemia, foram 41 mil kits alimentação entregues. E falando em alimentação, foram servidas mais de 34 milhões de refeições na merenda escolar nos últimos dois anos.

Foram criados projetos como o Férias na Escola, que atendeu 1500 alunos durante o recesso escolar, o Pré-Militar Municipal com mais de 600 estudantes e o Prepara Jovem que atende 400 alunos no pré-vestibular social. O transporte escolar foi ampliado com a aquisição de dois novos ônibus escolares, totalizando 11 veículos na frota que atende mais de 800 alunos.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.