Hackers invadem sistema da Nuclep e empresa contratada por cerca de R$ 1,5 milhão até ontem não havia resolvido o problema

● Elizeu Pires

Embora a presidência da estatal estivesse tentando manter a coisa em segredo, há informações de que hackers invadiram o sistema da Nuclebras Equipamentos Pesados (Nuclep), estatal ligada ao Ministério das Minas e Energia, e responsável pela fabricação de submarinos, entre outros equipamentos.

A invasão, segundo uma fonte contou agora há pouco ao elizeupires.com, teria acontecido há cerca de 15 dias, e até o fim do expediente de ontem (16), os funcionários, gerentes e diretores estavam usando webmail, porque a empresa que teria sido contratada por cerca de R$ 1,5 milhão para resgatar o sistema ainda não teria resolvido o problema.

Há preocupação com projetos importantes, pois, de acordo com a fonte, o ultimo backup teria sido feito no ano passado. Ainda segundo a fonte, a empresa encarregada da solução teria informado internamente que ainda não sente segurança suficiente para dar o sistema como liberado. “Soubemos de casos em que alguns funcionários teriam recebido mensagens como se tivessem emitidos de seus próprios e-mails para si mesmos”, disse a fonte.

*O espaço está aberto para manifestação da empresa

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.