Vice-prefeito de Porto Real opera com duas empresas polivalentes, com venda de xícaras a manutenção de caminhões e máquinas pesadas

● Elizeu Pires

O vice-prefeito de Porto Real, Rafael de Carvalho Lima, é o que pode ser chamado de um empresário de visão. Dono de uma firma registrada como “fábrica de móveis”, mas que vende até carne e água mineral entre outros produtos que nada tem a ver com madeira ou coisa parecida, ele também é sócio administrador de outra empresa polivalente voltada para o amplo e rico mercado das administrações públicas municipais.

Trata-se da RJ Comércio e Serviços Gerais, que tem como atividade econômica principal o comércio atacadista de equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico, mas que, a gosto do cliente, pode se encarregar também da manutenção de caminhões e máquinas pesadas. Aliás, foi através da RJ Comércio e Serviços Gerais que ele começou a operar na Prefeitura de Itatiaia, cujo sistema registra, em nome dela, pagamentos que somam cerca de R$ 535 mil, em transferências feitas entre 2015 e 2021.

Em Itatiaia a RJ já vendeu equipamentos de proteção individual e aparelhos de televisão, home theater e geladeira, além de reatores e lâmpadas. Para a Prefeitura de Resende a empresa forneceu computadores e instalou antenas parabólicas a pedido da Secretaria de Assistência Social.

De porcelana a mecânica pesada – A polivalência da RJ Comércio e Serviços é reforçada por dois contratos distintos, um firmado com a Prefeitura de Volta Redonda e outro com a administração municipal de Barra Mansa. Na Cidade do Aço, em 2021, a empresa venceu o Pregão nº 073, realizado para compra de conjuntos de café em porcelana, “resistente a microondas e lava louças”.

Já em Barra Mansa a encomenda foi mais pesada. De acordo com o contrato 037/2017, a empresa foi escolhida para fazer “manutenção preventiva e corretiva de mecânica, funilaria, pintura e elétrica em geral em caminhões e máquinas pesadas, incluindo serviços de reboque”, visando cuidar da frota a serviço da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Embora apresente com atividade econômica principal objeto muito diferente do constatado em seu “nome de nascença”, a “fábrica de moveis” tem uma extensa lista de atividades em seu CNAE, a exemplo do que ocorre também com RJ Comércio e Serviços Gerais.

Esses tipos de empresa são vistas como abertas apenas para vender para o poder público, e apesar de extensa lista de atividades, acabam não sendo especializadas em nada. No caso da R de Carvalho, por não ser um açougue ou distribuidor de carne, a empresa precisa recorrer aos estabelecimentos do ramo para atender o município de Itatiaia, o poderia pagar menos fizesse a licitação entre os açougues da cidade.

*O espaço está aberto para manifestação dos órgãos e empresas citadas na matéria

Matérias relacionadas:

Registrada como fábrica de móveis, empresa do vice-prefeito de Porto Real vende carne para o hospital de Itatiaia

“Fábrica de móveis” do vice-prefeito de Porto Real vende de tudo um pouco: Além de Itatiaia a empresa firmou contratos nos municípios de Barra Mansa, Quatis, Resende e Volta Redonda

MP será acionado para apurar procedência de carne fornecida a hospital de Itatiaia por “fábrica de móveis” do vice-prefeito de Porto Real

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.