Saúde vacina cerca de 500 mil no Dia D contra febre amarela

Estado do Rio tem 26 casos confirmados com oito mortes

Cerca de 500 mil pessoas foram vacinadas contra febre amarela em todo o estado do Rio de Janeiro neste sábado. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde, que confirma a existência de 26 casos da doença e oito óbitos, quatro deles no município de Valença, onde 13 pessoas contraíram o vírus. O secretário Luiz Antonio Teixeira Jr (foto), percorreu vários municípios neste Dia D de combate à doença e ajudou as equipes de vacinação. Ele reiterou o alerta para que as pessoas continuem comparecendo aos postos de vacinação para se imunizarem. A meta é vacinar mais 5,4 milhões de pessoas o mais rápido possível.

Além da participação das 92 prefeituras fluminenses, o Dia D contou com o apoio de diversos setores do governo estadual, que se uniram com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prevenção. “Mesmo com a chuva, tivemos grande adesão dos fluminenses e é muito bom ver que as pessoas estão entendendo a importância de se vacinar, mas a luta não acaba por aqui. Nós vamos continuar com a campanha estadual. O número de pessoas que reunimos hoje mostra que estamos no caminho certo. O Rio foi o estado campeão em vacinação contra a febre amarela em 2017, tenho certeza que esse Dia D é um grande passo para a gente vacinar toda a população o mais rápido possível”, afirmou Luiz Antonio .

Até agora já foram vacinadas cerca de 8,6 milhões de habitantes em todo o estado. Além dos postos de saúde municipais que estiveram em atividade neste sábado especialmente para a campanha, a população pôde se vacinar em todas as 29 UPAs do estado e hospitais e institutos da rede estadual, em tendas montadas pela SES na capital do Rio e Região Metropolitana, em unidades do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar. O Hospital Universitário Pedro Ernesto, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro também foram pontos de vacinação. “Colocamos nossos quartéis à disposição da Secretaria de Saúde, destacando os mais estratégicos para auxiliar neste momento. A proatividade do secretário Luiz Antonio é um fator importante para essa integração”, comentou o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey. Os bombeiros também estão atuando na busca ativa de pessoas em propriedades com área de mata nas regiões rurais dos municípios.

O Dia D contou com o apoio das secretarias de  Defesa Civil, Educação, Ciência e Tecnologia, Segurança, Meio Ambiente, Fazenda e Planejamento, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Turismo, além da PGE e do RioPrevidência. “Reforço que temos doses suficientes para garantir a vacinação de toda a população do estado do Rio de Janeiro, que faz parte do público-alvo, mas é importante que as pessoas também façam a sua parte e procurem uma unidade de saúde para se imunizar”, finalizou o secretário de saúde.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.