Saúde faz balanço de ações na Baixada Fluminense

Secretário destaca importância do HTO Baixada para a região

Inaugurado em junho do ano passado, o HTO Baixada, especializado em traumatologia e ortopedia, mais que desafogar o Hospital da Posse – que ter 120 de seus 400 leitos ocupados por idosos à espera de cirurgia ortopédica – mudou o quadro na região. A unidade foi um dos assuntos da reunião com prefeitos e secretários municipais de Saúde com o secretário estadual, Luiz Antonio Teixeira Jr., no Consórcio Intermunicipal da Baixada Fluminense (Cisbaf). Durante o encontro ele fez um balanço das ações da Secretaria na região e ressaltou a criação do HTO Baixada, onde foram feitas duas mil cirurgias em sete meses.

“Em 2017 conseguimos avançar muito. Criamos o HTO Baixada, que desafogou as emergências da região e que conta com o Centro de Tratamento a Queimados, unidade de referência para todo o estado. Além disso, o Hospital da Mãe foi ampliado e passou a ter mais 40 leitos, mantivemos todos os serviços do estado funcionando, apesar da crise financeira, repassamos recursos das emendas federais para manutenção de UPAs municipais e do Hospital da Posse. É claro que precisamos continuar trabalhando, mas sem dúvida, tivemos um ano de conquistas importantes” afirmou Luiz Antonio.

No encontro a secretária executiva do Cisbaf, Rosângela Bello, apresentou uma retrospectiva dos números de atendimento na região, relembrou a criação de unidades em 2018 e apontou as áreas que precisam de ampliação. “Precisamos melhorar a cobertura do Programa Saúde da Família na Baixada e criar novos leitos para atender à população”. disse.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.