● Elizeu Pires
A Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), por meio do seu diretor para a América Latina e Caribe, Keith Eischeid (foto), manifestou apoio ao Instituto Rio Metrópole (IRM), na implantação do projeto Infovia Metropolitana, com uma ajuda que deve chegar a US$ 1 milhão.
Em ofício encaminhado nesta quarta-feira (3) ao presidente do IRM, Davi Perini Vermelho, mais conhecido como Didê, Keith comunicou a doação de recursos para ajudar na implantação do projeto, que vai viabilizar a transmissão de voz e imagens em alta velocidade, bem como a implementação de banda larga para atender o governo estadual e todos os municípios da Região Metropolitana.
“Estamos muito felizes de apoiar esse importante projeto e ressaltamos que os recursos para a assistência técnica somente serão garantidos mediante a celebração do acordo de cooperação”, disse o diretor da USTDA, que no dia 16 de janeiro vai receber o presidente do IRM na sede da entidade, em Arlington, no estado da Virginia.
“Para nós é de grande importância o reconhecimento dessa entidade ao nosso trabalho, ao ponto de se propor a nos ajudar financeiramente para o avanço da conectividade digital no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Didê”, explicando que o Infovia foi apresentado a USTDA ainda em 2020.
“Passamos por uma seleção com mais dezenas de projetos do estado, apresentados pela Subsecretaria de Assuntos Internacionais e, ao final, fomos os únicos aprovados. Serão aportados US$ 1 milhão a fundo perdido para fazer a modelagem técnica e operacional para implantar uma Infovia Tecnológica, com fibra, rádio e satélite para toda a Região”, concluiu o presidente do IRM.