● Elizeu Pires
O prefeito de Magé, Renato Cozzolino Harb recepcionará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (6), para o evento de inauguração dos tão esperados condomínios residenciais do bairro Maria Conga, obras emperradas há anos por conta do aparente desinteresse das gestões anteriores.
Ao todo são 832 unidades habitacionais compondo os condomínios Lírios dos Vale e Lotus, projetos do Programa Minha Casa Minha Vida, que por ser uma implantação do presidente Lula foi deixado de lado no governo Bolsonaro.
Para que a entrega das unidades pudesse ser feita, a Prefeitura montou uma força tarefa para liberar o Habite-se de todos os apartamentos, para que a Caixa Econômica pudesse liberar os imóveis, o que só feito na gestão federal atual, quando as unidades já deveriam estar habitadas desde 2019.
Em novembro de 2021 a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos fez um chamamento para atualizar os dados das famílias cadastradas pelo programa, e em 2022 a liberação do Habite-se foi concluída.
“Assumimos a prefeitura com muitos desafios, um dos principais era desburocratizar e solucionar a entrega de quase mil moradias. Agradeço a todas as secretarias envolvidas, principalmente a de Assistência Social e a da Habitação, como também agradeço ao presidente da República”, disse o prefeito Renato Cozzolino.