O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), completa 98 anos nesta segunda-feira (6 ) e oferece um presente para a população nesta data. Uma apresentação gratuita do coral Madrigal Cruz Lopes será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, a partir das 18h, e o espetáculo faz parte do projeto Música no Museu, maior série de composições clássicas do Brasil.
O repertório inclui sucessos internacionais e da MPB, em uma apresentação que pretende fazer o público cantar e se emocionar. O espetáculo acontece dentro do plenário da Casa, o coração do Legislativo, que já abrigou importantes votações da história política do país e continua em funcionamento.
O Palácio teve suas portas reabertas há um ano, em abril de 2023, e desde então abriga atividade legislativa, eventos culturais e sua visita guiada, que já recebeu cerca de 13 mil pessoas desde a reabertura.
“É uma alegria celebrar essa data tão emblemática de portas abertas para a população. A Alerj é a Casa do Povo, trazer as pessoas para dentro do plenário Barbosa Lima Sobrinho é uma experiência muito especial. Tudo isso somado ao público da visita guiada, que aumenta a cada dia, só prova a importância política e cultural do Palácio Tiradentes, a sede do Legislativo fluminense”, celebra o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.
Quase um século de história – O Palácio Tiradentes ocupa o terreno que abrigou por muitos anos a “Cadeia Velha”, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier – eternizado como Tiradentes – ficou preso durante cinco dias antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792.
Após a demolição da Cadeia Velha, o palácio histórico foi construído e inaugurado em 06 de maio de 1926. Desde então, é palco de importantes momentos da história do país, funcionando como Parlamento do Brasil até 1960, quando a capital foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília.
Em 1975, com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, o palácio tornou-se a casa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o edifício é a sede histórica da Alerj, recebendo atividades legislativas e sendo um polo cultural para a população.