Baixada Fluminense vai ganhar seu primeiro cemitério ecológico

O ‪Jardim Envida Rio será inaugurado neste sábado em Queimados

 

‪Um cemitério sustentável e alinhado com o que há de mais moderno no segmento funeral no país. Esses são alguns dos principais destaques do Jardim Envida Rio, empreendimento que será inaugurado neste sábado (27), com um coquetel para 3 mil convidados, a partir das 10h, em Queimados, na Baixada Fluminense. A pétala de flor na região central do terreno de 32 mil metros quadrados, localizado na Estrada dos Caramujos, já indica a preocupação central do negócio com a sustentabilidade. Ao todo, o cemitério terá espaço para mais de 18 mil sepultamentos, entre jazigos, gavetas e nichos.

‪O sistema de captação do cemitério vai provisionar as águas das chuvas em dois reservatórios com capacidade para meio milhão de litros de águas, que serão reutilizados para irrigar o gramado, jardins, árvores, lavar calçadas, ruas e abastecer as caixas d’ água dos vasos sanitários. A energia será proveniente da luz e do calor do Sol, os carros para cortejo ecológicos e os artigos de uso em geral biodegradáveis. A obra foi realizada seguindo rigorosas normas e padrões a fim de preservar o lençol freático, que ficará protegido a mais de 15 metros abaixo dos jazigos.

‪Os jazigos e as gavetas ficarão em espaços totalmente gramados. O material será feito em ardósia riquíssima em calcário, o que permitirá o cumprimento do prazo de exumação em três anos. Mais de 100 empregos serão gerados, entre diretos e indiretos. Os preços para adquirir um espaço no local variam entre R$ 6 mil a R$ 44 mil.

De acordo com o proprietário da empresa Envida Rio, Adriano Castilho, a alta demanda por sepultamentos no estado foi fundamental para o grupo resolver investir na construção de um cemitério. Na Baixada, há somente um cemitério particular: o Jardim da Saudade, erguido na década de 70, em Mesquita. “Fechamos um ciclo de vida com excelência, pois iniciamos com a venda de planos funerários, depois realizamos a assistência funeral quando o associado vem a óbito, fazemos a conservação dos corpos em laboratório de tanatopraxia, fazemos o velório com cerimônias fúnebres e religiosas, ornamentação e homenagens de coroa de Flores e, agora, também o sepultamento”, disse Adriano, ao lado da esposa Denise Castilho, que também é sócia do empreendimento.

‪Ao todo, o cemitério conta ainda com quase 6 mil metros quadrados de ruas e calçadas, mais de 700 metros de nichos e capelas, são quatro salas para velórios com quartos privativos para repouso familiar, todos com ar-refrigerado, TV de 32 polegadas, frigobar, computador para acesso a lista de presença online e acesso ao wi-fi, uma sala para arrumação de corpos, banheiro masculinos e femininos e para cadeirantes, hall de acesso para as cerimônias, administração e atendimento a clientes, floricultura café com flores, guarita de acesso, projeto de paisagismo, irrigação, sinalização e localização dos lotes, jazigos, gavetas e nichos.

‪Além da questão da sustentabilidade e da infraestrutura, o quesito inovação será um diferencial do negócio, como por exemplo a chuva de pétalas de rosas na hora da partida acompanhada com o som do violino e o cerimonial personalizado que contempla entre coisas o som ambiente em cada capela e nicho.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.