Encarando de frente a intolerância, Magé reage recuperando busto de Maria Conga que havia sido vandalizado

Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Magé deu, neste sábado (30) um passo importante contra a intolerância, realizando um ato em dois marcos históricos da cidade, uma resposta direta ao ataque às vésperas do feriado de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra, quando vandalizaram o busto que a Prefeitura instalou em homenagem à Maria Conga, que foi instalado em 2021 no Píer de Piedade.

Hoje foi recoloca a placa no busto que conta a história e significado da guerreira quilombola que é símbolo de resistência, liderança feminina, acolhimento e inspiração que gerou as comunidades do entorno.

“Quem acompanha as ações da Prefeitura de Magé sabe que há mais de dois anos atrás instalamos um busto em homenagem à importante líder quilombola Maria Conga. Essa mulher que foi extremamente necessária na luta do povo negro, da nossa cidade, do nosso país, na resistência e no acolhimento aos escravizados. Voltaremos amanhã porque também vamos permanecer na resistência, como anunciamos na nota de repúdio no dia 20 e por entender a necessidade de continuar contando a nossa história e as nossas origens”, destaca o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.