
Em decisão tomada nesta quarta-feira (17), o desembargador Fernando Cerqueira Chagas, da 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, manteve sentença do juízo da 5ª Vara Cível de Duque de Caxias, assegurando aos candidatos aprovados para funções administrativas no concurso público realizado em 2015 pela Prefeitura daquele município para o setor de Educação. Com a decisão o prefeito Washington Reis (foto), vai ter de substituir os nomeados e contratados que estiverem ocupando as vagas que, por direito, são dos aprovados no certame.
Professores – Essa não é a primeira vitória dos aprovados no concurso de 2015. A Justiça já havia determinado a substituição dos professores contratados pelos classificados no mesmo certame. Desde então ocorreram duas chamadas.
Em dezembro de 2018, por exemplo, também através da 11ª Câmara Cível, o Tribunal de Justiça restabeleceu os efeitos de uma liminar concedida em setembro ao Ministério Público pelo juízo da 5ª Vara Cível de Duque de Caxias. Com isto a Prefeitura teve prazo de 30 dias estabelecido para convocar, nomear e dar posse aos professores aprovados no concurso público realizado em 2015. A decisão foi tomada no âmbito de uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação em atuação no município, contemplou de 197 professores II; 59 professores especialistas; 32 professores de Português, 9 de Ciências, 9 de História; 9 de Geografia; 8 Inglês, 16 de Matemática; 5 de Artes; 5 professores de Educação Física e 4 estimuladores materno-infantis.