Lixo vira energia elétrica em Nova Iguaçu

Produção é a partir do biogás derivado da decomposição dos resíduos

 

Com capacidade para gerar 16,5MW, o suficiente para abastecer cerca de 65 mil residências de padrão médio, já entrou em funcionamento a usina de energia elétrica da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Nova Iguaçu. Localizada no bairro Adrianópolis, a unidade produz energia a partir do biogás produzido pela decomposição do lixo. 

“Mais uma vez Nova Iguaçu inova nesta questão de tratamento adequado do lixo. Quando esta CTR não existia nós tínhamos um problema ambiental monumental que era o lixão de Marambaia, que era uma tragédia ambiental. O lixão acabou, a área foi descontaminada e esta CTR moderna foi implantada. Agora estamos gerando energia elétrica limpa”, afirmou o prefeito Rogério Lisboa, que participou da inauguração acompanhado do vice-governador Cláudio Castro, e de representantes da concessionária da CTR. 

De acordo com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Dutra, a geração de energia limpa é de grande importância. “Hoje há uma preocupação mundial na transição energética para energia limpa, e essa unidade é um exemplo de produção”, disse.

A usina – que conta com 12 motores movidos a biogás de aterro sanitário funcionando 24 horas por dia –, custou cerca de R$ 100 milhões, e a energia produzida por ela será vendida em leilões.

Foto:Divulgação/PMNI

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.