Denunciada por lavagem de dinheiro, secretária de Educação de Arraial do Cabo é afastada do cargo

A secretária de Educação de Arraial do Cabo, Monica Nilze Porto Vieira, foi alvo de uma ação de busca e apreensão realizada ontem (12) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do órgão. Na mesma ação os agentes cumpriram mandado de prisão expedido contra o policial federal Leonardo Carvalho Siqueira, marido de Mônica. O casal foi denunciado pelo MP por lavagem de dinheiro, cuja origem seria “a atuação em organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas”. A Justiça determinou a aplicação de medidas cautelares em relação à secretária, inclusive com a suspensão da função pública.

De acordo com a denúncia do MP, Leonardo integraria uma organização do tráfico de drogas que atuava em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, da qual, ainda segundo o MP, o ex-presidente da Empresa Cabista de Desenvolvimento Urbano e Turismo (Ecatur), Francisco Eduardo Freire Barbosa era líder.

Pelo que foi investigado, “Leonardo era um dos responsáveis pela oferta de facilidades a Francisco no interior do cárcere, no período em que este se encontrava no Presídio Ary Franco”, no Rio.

O entender do Ministério Público, Leonardo Carvalho atuou como agente infiltrado, “informando seu líder de todos os passos e avanços das investigações, das quais participava na condição de agente da Polícia Federal”. Leonardo já foi condenado por isto em primeira instância, razão de sua prisão.

Mônica foi denunciada a partir da quebra dos sigilos bancários e fiscais dela, de Leonardo e de dependentes junto à Receita Federal, o que mostrou “incremento patrimonial da família, tendo este ocorrido de forma totalmente incompatível com a renda declarada”.

O MP apurou que eles têm três imóveis e um terreno em Arraial do Cabo, sala comercial no Centro do Rio, dois imóveis na Avenida Marechal Rondon (no bairro da Mangueira, zona Norte do Rio), e apartamento em Cabo Frio, além de cotas de participação no Hotel Pestana Barra e no Design Hotel, ambos na zona Oeste do Rio.

A Promotoria apurou a movimentação da quantia de R$ 10.902.710,83 superior à renda declarada entre 2011 e 2016.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.