Cantor e compositor baiano terá estátua em Rio das Ostras: Prefeitura contratou escultura por R$ 100 mil, sem licitação

O mar e os costumes retratados nas canções do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi não são os de Rio das Ostras, na Região dos Lagos fluminense, município onde ele chegou a morar por algum tempo, mas o artista que morreu em casa, no Rio de Janeiro, em 16 de agosto de 2008, vai ser homenageado com uma estátua na cidade governada pelo prefeito Marcelino Borba, o Marcelino da Farmácia. O anúncio da homenagem está causando polêmica, não por ela, em si – já que se trata de um grande representante da cultura nacional –, mas pela inexigibilidade de licitação alegada pela Prefeitura

No momento em que usuários da rede de saúde reclamam da falta de médicos e até de medicamentos dos mais comuns, Marcelino decidiu gastar R$ 100 mil, um desperdício, na opinião de alguns.

Pelo que está no aviso de inexigibilidade publicado no diário oficial do município, a estátua será feita em ferro fundido pelo artista plástico Roberto Bueno Sá, pesará cerca de 150 quilos e será instalada na Praia do Bosque.

Sobre a inexigibilidade de licitação há controversa. A Prefeitura diz que o processo licitatório não é necessário porque “o contratado detém a exclusividade para realização dos serviços”. O que se está perguntando em Rio das Ostras hoje é: “Outros artistas estariam proibidos de fazê-lo?”.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.