
Após reunir 860 profissionais da educação em sua edição de 2024 no município, o Congresso Conhecer Região Metropolitana retorna a Japeri com ainda mais força. Serão cinco dias de evento, com uma programação ainda mais robusta, reunindo alguns dos principais especialistas do Brasil em práticas pedagógicas, inclusão e alfabetização.
A programação acontece entre os dias 04 e 08 de agosto, no Espaço de Festas Kairós, no bairro Nova Belém, com atividades diárias das 7h às 17h.
Promovido pelo Instituto Conhecer, que atua há mais de 25 anos na formação continuada de professores e profissionais da educação, o Congresso volta à Baixada Fluminense com uma agenda ampla e diversificada. O tema central da edição é a valorização do educador e o fortalecimento de metodologias que transformam realidades dentro e fora da sala de aula.
O evento é voltado para professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, estudantes de pedagogia, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e demais profissionais da área da educação. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.congressoconhecer.com.br
No ano passado, a edição realizada no município de Japeri contou com dois dias de palestras e aprendizados, reunindo profissionais da educação de Japeri, Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu e Miguel Pereira. Eles tiveram a oportunidade de participar e interagir com o tema “Diálogos e Conexões que Transformam”.
Com atuação consolidada no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Instituto Conhecer é conhecido por promover formações de excelência em Educação, Oratória, Gestão, Coaching e Desenvolvimento Humano.
Vicente Falcão, presidente do Instituto, explica que o evento é pensado especialmente para ampliar o acesso à formação de qualidade: “Nosso objetivo é democratizar o acesso à formação de qualidade. Muitos profissionais da educação não conseguem participar de eventos grandes por conta da distância ou do custo. Levar o Congresso Conhecer para municípios como Japeri é uma forma de valorizarmos esses educadores e ampliarmos o impacto da nossa rede de conhecimento.”
Semana intensa de aprendizado – A abertura da programação, na segunda, 4, conta com a participação da educadora Quezia Miranda, do Rio de Janeiro, que traz a importância da comunicação alternativa em dois momentos distintos. Na mesma data, o especialista Fábio Oliveira, do Paraná, conduzirá a palestra “Crises e birras no TEA: o que fazer?”, também com duas sessões ao longo do dia.
Na terça-feira, 5, quem assume o palco é Marlon Brunetta, também do Paraná, trazendo estratégias e reflexões sobre metodologias ativas. Em seguida, Eugênio Cunha, do Rio de Janeiro, compartilha experiências sobre práticas pedagógicas voltadas para a inclusão. Finalizando o ciclo de palestras deste dia, Oseias Santos, do Espírito Santo, convida os presentes a refletirem sobre “Como despertar a excelência nos profissionais?”.
Avançando na semana, a quarta-feira, 06 de agosto, será marcada por discussões mais lúdicas e artísticas. O professor Guga Cidral, do Paraná, apresentará duas sessões sobre “Arte e literatura na escola”, enquanto Taffa Teixeira, do Ceará, abordará como as brincadeiras cantadas contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem na educação infantil.
No penúltimo dia, quinta-feira, 7, a programação se intensifica com a presença da renomada Rosângela Veliago, de São Paulo, que retorna ao Congresso para falar sobre “Alfabetização e seus desafios”. Quem também marca presença é Dalmir Sant’Anna, de Santa Catarina, com uma palestra envolvente e provocadora: “Professor – educador: provocações, reflexões e motivações para educadores de todos os tempos”. O educador conduzirá três momentos ao longo do dia, reforçando a importância da inspiração e da prática consciente no dia a dia docente. Encerrando o dia, de 18h às 21h, João Porto, do Espírito Santo, trará contribuições sobre a Educação de Jovens e Adultos, temática muitas vezes esquecida, mas essencial para garantir o acesso à aprendizagem ao longo da vida.
Sexta-feira, 8, dia do encerramento do evento, a programação mergulha profundamente no campo da alfabetização. Rosângela Veliago retorna com mais uma sessão sobre os desafios dessa etapa fundamental da educação. Regina Shudo, do Paraná, fará duas participações discutindo o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita desde a pré-escola até o ciclo de alfabetização. E para concluir, Gislene Nara, do Espírito Santo, apresentará a palestra “Avaliação na alfabetização: entre a sala de aula e as avaliações externas”, conectando teoria, prática e políticas educacionais.