
Realizado com apoio do Instituto Rio Metrópole (IRM) e de outros órgãos do governo fluminense, está acontecendo a segunda edição do Rio+Agro, o maior fórum agroambiental do mundo. Aberto ontem (1), pelo governador Claudio Castro e pelo presidente do IRM, Davi Perini, mais conhecido como Didê, o evento que reúne delegações de 18 países, mais de 120 palestrantes, autoridades públicas, produtores rurais, cientistas, empresários e consumidores para discutir o futuro da segurança alimentar, hídrica e climática, acontece até amanhã (3)), no Riocentro.
Quem passar por lá vai conhecer e degustar produtos típicos do Rio de Janeiro. Parte dos expositores é beneficiária do Agrofundo, programa estadual que oferece linhas de crédito com juros reduzidos, fortalecendo a capacidade produtiva e estimulando o desenvolvimento sustentável no campo.

Na solenidade de abertura o governador destacou a importância da participação do estado no encontro. “O Rio de Janeiro tem mostrado que é possível crescer e se desenvolver sem abrir mão da sustentabilidade. O Rio+Agro é a oportunidade de apresentar ao mundo a força da nossa agricultura familiar, a qualidade da nossa produção e as políticas públicas que temos implementado para modernizar o setor e valorizar os produtores fluminenses”, disse Castro.
Segundo o presidente do IRM, o fórum visa impulsionar a inovação, atrair investimentos e propor políticas públicas eficazes, e debater o equilíbrio entre crescimento do agro e preservação ambiental.