Meriti: ‘Tropa do Bem’ derrubava barreiras para levar melhorias e vereador colaborava com construção de barricadas

● Elizeu Pires

Em 2024 foi montada uma força-tarefa para derrubar barricadas e levar melhorias a alguns bairros de São João de Meriti – Foto: Banco de Dados

As investigações que resultaram na Operação Muro de Favores, realizada na manhã de ontem (25) pela Polícia Civil em São João de Meriti, na qual foi preso o vereador Ernane Aleixo (PL), começaram a ser feitas em 2024, com a prisão do traficante Marlon Henrique da Silva, o Pagodeiro,

A Polícia encontrou áudio e mensagens no telefone celular do traficante, trocadas entre ele e o parlamentar, e através das quais as investigações concluíram que o vereador emprestava máquinas para ajudar na construção de barricadas.

O auxílio que segundo a Polícia era prestado pelo parlamentar ao Terceiro Comando Puro (TCP), contrasta com as ações de um outro político de São João de Meriti, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Davi Perini Vermelho, o Didê, que entrava nas comunidades dominadas pelo tráfico para retirar as tais barreiras que impediam a entrada de viaturas policiais.

Em agosto de 2024, por exemplo, já como presidente do Instituto Rio Metrópole (IRM), Didê criou uma força-tarefa para levar melhorias à comunidades ocupadas pela bandidagem, batizada de “Tropa do Bem”.

A equipe chegava nas localidades com máquinas e caminhões. Primeiro demolia as barricadas e depois fazia as intervenções, espalhando asfalto e instalando redes de esgoto.

“Estamos chegando onde temos de nos fazer presentes. Entregamos os serviços que precisam ser feitos para garantir melhores condições de vida aos moradores. Atuamos em parceria com o governo municipal disponibilizando os recursos e a estrutura necessária. Já realizamos muitas obras e o trabalho vai continuar. O que fazemos é melhorar a infraestrutura dos bairros e garantir o direito de ir e vir dos moradores”, concluiu Didê na matéria Com ações efetivas, ‘Tropa do Bem’ vence barricadas e leva melhorias aos moradores dos bairros mais carentes de Meriti, veiculada no dia 26 de agosto de 2024.

De acordo com as investigações da Polícia Civil Ernane Aleixo – que está no quinto mandato consecutivo – teria oferecido nomeações em troca de apoio político, além e suporte para construção de barricadas, segundo polícia

Conforme divulgado pela Polícia, “áudios e mensagens comprovam que o parlamentar ofereceu material e suporte para a construção de barricadas em Vilar dos Telles, prática que impedia o acesso policial e de serviços básicos à população, além de negociar vagas de nomeação em troca de apoio político”, inclusive maquinário para “rasgar as ruas”.

Em uma das mensagens trocadas com o traficante Pagodeiro, o vereador teria oferecido empregos em um hospital: “Eu cedo cargos para você, desde que você, que tem o poder da força na comunidade, fale bem de mim para que as pessoas votem em mim”.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria

Matéria relacionada:

Meriti: Vereador do PL é preso por suposto envolvimento com o Terceiro Comando