Instituto gestor de unidades em Angra dos Reis recebe o principal selo de qualidade e segurança em saúde do país

O Hospital Maternidade está entre as unidades certificadas – Foto: Reprodução

Responsável pela gestão de unidades de atendimento médico da rede pública de Angra dos Reis, o Instituto de Gestão e Desenvolvimento (IGEDES) garantiu para três delas a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o principal selo de qualidade e segurança em saúde do país: foram certificadas o Centro de Especialidades, o Hospital Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) e Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Luísa Olindina, localizada no bairro do Retiro.

A certificação reconhece que as unidades atendem a rigorosos padrões nacionais de segurança do paciente, qualidade assistencial, integração de processos e gestão eficiente — critérios que envolvem desde protocolos clínicos até manutenção predial, governança, atendimento humanizado e melhoria contínua.

Para marcar o avanço, o prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, participará, no dia 16, da cerimônia de inauguração das placas de creditação, celebrando o resultado do trabalho conjunto entre o IGEDES e a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o IGEDES, a conquista reforça o compromisso do instituto em promover serviços de excelência e ampliar a qualidade do atendimento prestado à população angrense. “A creditação ONA é um marco importante e consolida o esforço contínuo de todas as equipes envolvidas”, afirmou o diretor do instituto, Carlos Bohrer.  

Ele destacou que o compromisso do IGEDES é oferecer gestão em saúde com transparência e  qualidade, com serviços cada vez mais seguros, modernos e humanizados.