Precariedade no serviço de coleta de lixo suja a imagem das cidades praianas: queixas são maiores em Cabo Frio

Em Macaé multidão na orla no réveillon não resultou em sujeira no dia seguinte

Segundo estimativa do IBGE, Macaé, no Norte Fluminense, tem cerca de 260 mil moradores, universo que não engloba a população flutuante formada por quem chega às segundas-feiras para trabalhar e retorna para casa nas sextas. Mais gente, mais lixo, mais trabalho para as equipes da limpeza urbana. A 82 quilômetros está Cabo Frio, que não conta com o universo flutuante, tem 40 mil moradores a menos e só produz mais lixo que Macaé na alta temporada, mas vem deixando muito a desejar em termos de limpeza urbana, segundo reclamam moradores e visitantes.

No réveillon, por exemplo, o que se viu em Cabo Frio, reclamam, foram ruas tomadas de gente e de lixo, sugerindo que a limpeza urbana, que vem acumulando queixas desde 2017, não teria melhorado em nada. Voltando a Macaé, no ultimo dia de dezembro cerca de 100 mil pessoas resolveram festejar a virada do ano nas praias. Não se viu lixo nas ruas nem na orla. A coleta extra registrou 20 toneladas retiradas da areia logo depois da festa, mostrando uma diferença enorme entre a gestão do prefeito Aluízio dos Santos Junior, o Dr. Aluízio e a administração do prefeito Adriano Moreno, o Dr. Adriano.

Problema regional –  Pertinho de Macaé está Rio das Ostras, que faz divisa com Casimiro de Abreu por Barra de São João. Nas duas localidades foram muitas as reclamações relatando sujeira nas ruas e nas praias. No caso de Barra de São João a deficiência na remoção do lixo é reconhecida pela Prefeitura, que aponta a redução dos dias de coleta como causadora do problema e promete melhorar, ao contrário de Rio das Ostras, onde a administração municipal acha que o serviço nunca esteve melhor, quando população e turistas dizem o contrário.

Se em Macaé o serviço de limpeza se destaca, em outras cidades praianas as queixas se igualam em nível e quantidade. Em Saquarema, por exemplo, cidade administrada pela prefeita Manoela Peres, moradores reclamam que em alguns bairros o lixo é recolhido apenas uma vez por semana, situação registrada também em São Pedro da Aldeia e Araruama, de acordo com as reclamações.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.