Dia Internacional da Enfermagem: momento oportuno para mostrar gratidão

● Dr. Henrique Paes

Hoje, dia 12, se comemora o Dia Internacional da Enfermagem. A data é uma homenagem à enfermeira inglesa Florence Nightingale. Mas entre os dias 12 a 20 de maio, por intermédio do Decreto 40.202, de 12 de maio de 1960, assinado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, ficou instituído no Brasil a criação da Semana da Enfermagem. É muito oportuno celebrar o quanto pudermos e a existência desses profissionais. Ficou muito evidente, neste período pandêmico, com a coragem e galhardia, o quanto a classe se colocou na linha de frente para o bem-estar da humanidade, isso em um cenário internacional e aqui no Brasil. São pessoas que não fugiram ao enfrentamento. Não podia deixar de agradecer a eles, por ser uma data internacionalmente conhecida, por terem se colocado no enfrentamento ao desconhecido.

Mas sendo o Dia Internacional da Enfermagem, quero lembrar do espírito de valentia misturado à generosidade e atenção desses enfermeiros e enfermeiras, isso na figura da Patrona da Enfermagem no Brasil, a baiana Anna Justina Ferreira Néri, popularmente conhecida como Ana Néri, ela que deu nome para a primeira escola oficial de enfermagem, criada em 1923, ocasião quando passaram 43 anos da sua morte ocorrida em 20 de maio de 1880.

Assim como Ana Neri, milhares de mulheres e homens se colocam no exercício diário de uma das profissões, exercício profissional esse que exige do sentimento humano a prestimosidade na atenção e a empatia. E recentemente a categoria conquistou um avanço no que refere ao piso salarial, que passará para o valor de R$ 4.750, sendo que ainda aguarda sancionado pelo presidente.

Outro aspecto marcante desses profissionais em nossas vidas também pode ser percebido nas comunidades. Não é incomum de se ver vizinhos sempre recorrendo à amiga o ao amigo enfermeiro para ajudar no tratamento de primeiros socorros de um filho ou algum parente. Muitas vezes são esses enfermeiros e enfermeiras que têm o primeiro contato com a pessoa enferma, e neste caso fazem a indicação da busca de um profissional médico para tratar do problema, geralmente sugerindo a procura por um clínico geral

O Dia Internacional Enfermagem é fundamental para que a nação olhe para esses profissionais com o mesmo olhar que ele foram vistos durante a pandemia. Que são profissionais imprescindíveis nos momentos mais críticos que uma região, uma cidade, um estado, país e até mesmo a comunidade internacional viveu. E talvez a pandemia tenha deixado isso evidente, principalmente quando vimos que médicos, enfermeiros, enfermeiras e toda uma classe que compõe a saúde estavam ali, de prontidão, para salvar vidas ainda que  lutando contra o desconhecido. Parabéns e muito obrigado por tudo o que fizeram, fazem e farão! Que o dia de hoje seja muito oportuno para que todos nós possamos mostrar a nossa gratidão a vocês em todas as partes do mundo.

* Henrique Paes é médico e empresário

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.