Itaguaí: Sociedade vai iniciar movimento por renovação na Câmara

Atuais vereadores vão deverão enfrentar batalha cerrada contra reeleição

Em fevereiro de 2016 a Câmara Municipal de Itaguaí foi notícia negativa por conta da falta de transparência. A Casa era presidida por Nisan Cesar dos Reis, que – numa decisão da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça – recebeu prazo de 30 dias para publicar todas as informações para facilitar o controle social sobre o uso do dinheiro público por um dos poderes legislativos municipais mais caros do estado do Rio de Janeiro, que entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015 gastou R$ 67,5 milhões, sem que as despesas estivessem disponíveis de forma clara no Portal da Transparência.

Quatro meses depois o Ministério Público pediu as prisões preventivas dos vereadores Marcos Aurélio de Souza Barreto, Márcio Pinto, Vicente Cicarino Rocha, Eliezer Bento, Silas Cabral e Roberto Lúcio Espolador Guimarães, o Robertinho. Os parlamentares foram apontados como responsáveis pela maioria das indicações de ocupantes de cargos comissionados na Prefeitura, pessoas que supostamente recebiam salários sem trabalhar. Dos seis apenas Robertinho foi reeleito em 2016, para, em agosto de 2017 voltar a ser denunciado pelo MP, sob a acusação de manter sua empregada doméstica como assessora.

Roberto Lúcio Guimarães foi denunciado através da Subprocuradoria-Geral de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos. Segundo a denúncia, a pessoa teria sido indicada pelo vereador supostamente para exercer a função de assessora em seu gabinete, mas nunca teria trabalhado na Câmara, mas sim como empregada doméstica na residência do vereador.

Campanha contrária –  Por conta de notícias negativas como as citadas acima, e do que moradores das cidades classificam como “má representação e defesa apenas de interesses próprios” por parte dos membros da Casa, uma movimentação pró-renovação promete tomar conta do município.

A maioria dos atuais 17 vereadores itaguaienses pretende disputar um novo mandato, sem contar ex-parlamentares que foram barrados pelos eleitores em 2016, mas é melhor se preparem bem para a disputa, que poderá ser a mais difícil da carreira deles, uma vez que segmentos da população – organizados ou não – se mostram dispostos a lutar pela renovação total da Casa Legislativa.

A movimentação, segundo informações passadas nos últimos dias, será feita de forma intensificada nas redes sociais, com informações sobre cada um dos membros da Câmara. “Vamos trabalhar pelo novo, renovação total, mas não vamos usar a internet de forma irresponsável. Quem quiser se juntar a nós na caminhada não poderá fazer uso de notícias falsas. Nosso objetivo não é destruir reputações, mas buscar uma renovação de forma consciente, usando a verdade e a transparência como base”, diz um defensor da proposta.

O espaço está aberto para manifestação dos membros da Câmara Municipal de Itaguaí.

Matérias relacionadas:

Câmara de Itaguaí vai ter que mostrar suas contas

Justiça analisa pedido de prisão de seis vereadores de Itaguaí

Denúncia do MP: Câmara de Itaguaí pagava salário a doméstica de vereador

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.