Silva Jardim: coronavírus pode prorrogar mandato do prefeito interino: se decisão for por nova eleição esta só deverá acontecer em junho

Com a candidatura impugnada em duas instâncias e aguardando julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito interino de Silva Jardim, Jaime Figueiredo (foto), pode ter ganho uma sobrevida no cargo por conta da proliferação do coronavírus. O risco de contaminação levou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro a remarcar para 21 de junho a eleição suplementar de Italva, que estava confirmada para o dia 10 de maio. No caso de Silva Jardim a tendência é por nova votação, uma vez que o pleito de 8 de março terminou sem vencedor, pois a impugnação de Jaime e a cassação do registro do candidato do Republicanos, Valber Tinoco, causou a anulação de mais de 50% dos votos nominais. Entretanto, a decisão por nova suplementar ou não depende do resultado do julgamento do recurso de Jaime, que foi o mais votado no dia 8 de março.

Pelo calendário do pleito de Silva Jardim, a interinidade de Jaime terminaria no dia 31 de março, com a posse do eleito no dia 8. Como o processo eleitoral não acabou na votação, Figueiredo fica no cargo até que a Justiça decida o destino do município.

A decisão sobre a nova data para a eleição suplementar de Italva foi tomada na decisão de ontem (17), e o pleno do TER só voltará a se reunir agora no dia 30 de março, quando serão aprovadas as adequações das outras datas do calendário.

Conforme o elizeupires.com revelou na matéria Tendência é por nova eleição suplementar em Silva Jardim com impugnação do candidato mais votado no pleito de domingo, o candidato mais votação na eleição suplementar realizada dia 8 teve rejeitado pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro os embargos de declaração opostos por ele contra decisão anterior do colegiado, que havia mantido a sentença do juízo da 63ª Zona Eleitoral, que rejeitou o registro de candidatura dele.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.