Por livre e espontânea pressão: Prefeito de Japeri resolve ceder mais espaço para vereadores no governo
● Elizeu Pires
Menos de 12 horas após a veiculação da matéria Novo prefeito de Japeri já estaria enfrentando insatisfação por parte de alguns vereadores, o prefeito Carlos Januário, resolveu arregar para a Câmara Municipal, cujo membros vinham se queixando da divisão do bolo. Logo na manhã de quarta-feira (28), Januário teria mandado dizer aos parlamentares que vai entregar ao grupo a Secretaria de Esportes e ampliar o espaço deles na Secretaria de Saúde, para a qual, por indicação dos vereadores, foi nomeado o advogado Fábio Sobreira Lobo.

O descontentamento com o prefeito foi exposto 15 dias após o grupo de oposição ter conseguido tomar o poder, assumindo, de forma indireta, cassando a prefeita Fernanda Ontiveros e livrando Carlos Januário, que estava no mesmo processo de impeachment, para que este pudesse assumir a Prefeitura.
Refém? – O entendimento de quem conhece o jeito de os vereadores de Japeri fazerem política, é que Januário não estará seguro no cargo se não der a eles os espaços pretendidos no governo, como o controle também das secretarias de Obras e Educação.
Nos ambientes políticos locais o comentário é de que o substituto de Fernanda Ontiveros teria se tornado em espécie de refém da Câmara, por ter sido poupado pelo vereadores no processo de cassação, e vai ter que ceder cada vez mais espaço para manter-se seguro no mandato.
“Nunca foi sobre o melhor para o município essa guerra contra a prefeita eleita e reeleito. O objetivo sempre foi o poder que agora o ex-vice vai ter de compartilhar com os vereadores em nome do que apelidam de pacto pela governabilidade”, entende um observador.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria