Eleições só deverão acontecer em novembro, mas disputa em Guapimirim já causa preocupação e autoridades deverão alertadas

Com 29 anos de fundação, o município de Guapimirim sempre teve campanhas eleitorais tranquilas, mas a disputa deste ano pela Prefeitura de uma cidade com pouco mais de 60 mil habitantes, apesar de as eleições ainda estarem longe, estaria ganhando pitadas de medo, com supostas ameaças e tentativas de intimidação. Marinheira de primeira viagem, mas com uma bagagem e tanta deixada pelo avô Nelson da Costa Mello, o Nelson do Posto, a pré-candidata a prefeita Ligia do Posto, passou a andar acompanhada por dois coronéis da Polícia Militar – Emir Laranjeiras e Marcio Vasconcelos – além de policiais amigos em dias de folga.

Estudante de Direito e empresária, Ligia manifestou a vontade de dar continuidade aos projetos do avó em janeiro, e desde então tem se reunido com algumas lideranças locais para construir alianças, mas na semana passada ele teria sido alertada de que estaria incomodando politicamente e que precisaria tomar cuidados.

“Sou de paz e prezo o bem. Tenho projetos e propostas a discutir. É a isso que me proponho. Não me sinto ameaçada, mas passei a me cercar de amigos da área de segurança pública para deixar minha família mais tranquila. Não vejo ninguém como inimigo, mas se de fato os recados continuarem chegando serei obrigada comunicar os fatos às autoridades”, diz.

Ligia cresceu ao lado do avó. A vida pública de Nelson do Posto começou junto com o processo de emancipação de Guapimirim e em 1988 ele foi eleito vereador pelo PL para representar na Câmara de Magé o então terceiro distrito. Dois anos depois concorreu a um mandato de deputado estadual, e ficou de fora por uma diferença de apenas 34 votos. Em 1992, ainda no PL, candidatou-se a prefeito e foi o responsável pela instalação do município no dia 1º de janeiro de 1993.

Nelson também foi prefeito de Magé, tendo sido eleito 1996. Concorreu a deputado estadual em 2002 e conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. Em 2004 voltou a ser eleito prefeito de Magé. “Meu avô tinha uma ligação de amor muito forte com a nossa cidade. Educação e Saúde sempre foram prioridades para ele. Eu mesma estudei em escola da rede municipal na gestão dele e tive um grande aprendizado numa educação de primeira qualidade”, lembra Lígia.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.