Prefeitos preferem eleição em outubro

Adiamento ou não terá de ser votado esta semana, diz Rodrigo Maia

Rodrigo Maia entende que a PEC tem de ser posta em votação ainda esta semana – Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste  por conta da pandemia do novo coronavírus já passou pelo Senador, que fixou o dia 15 de novembro para a votação em primeiro turno e 29 do mesmo para o segundo, mas para valer depende da aprovação da Câmara dos Deputados, onde a aposta é de não aprovação. Vários deputados já se posicionaram contra a PEC para não desagradar os prefeitos de suas bases.

O próprio presidente da Casa, Rodrigo Maia, disse ontem (29) que as bancadas estão longe de um acordo, o que se deve a pressões de prefeitos que pretendem disputar a reeleição. Na Baixada Fluminense três prefeitos que vão concorrer a um novo mandato afirmaram ao elizeupires.com que preferem que o pleito ocorra mesmo no primeiro domingo de outubro (4), com o segundo turno em no dia 25.

Ontem, após um encontro com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, Rodrigo Maia (DEM-RJ) defendeu que a proposta de adiamento das eleições municipais seja votada ainda nesta semana, por conta do calendário eleitoral. “A decisão de pautar [o adiamento] e votar precisa acontecer essa semana. Até porque nós temos o prazo de 4 de julho, que é muito importante, são milhares de servidores públicos que pretendem disputar a eleição, certamente muitos da área de saúde, que precisam da informação para tomar sua decisão. É importante que a Câmara tome a sua decisão, estamos dialogando, tentando construir o apoio necessário, ou até a unanimidade, para que a gente possa votar. Nós ainda estamos longe disso, mas a nossa intenção é com diálogo chegar na quarta com uma solução para esse tema”, afirmou.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.