Exoneração de secretário de 19 anos não encerra polêmica em Japeri e Ministério Público deverá ser acionado

Datada de 1º de agosto, a edição 4.692 do boletim oficial da Prefeitura de Japeri só foi disponibilizada nesta terça-feira (4), trazendo a Portaria 628, com data de 31 de julho, coincidentemente 24 horas após o RJ-TV ter revelado a nomeação de um estudante de 19 anos, Yuri Santos Oliveira, para o cargo de secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, setor no qual já estavam nomeadas a avó e a mãe dele.

A portaria exonera o estudante, mas não encerra o caso: uma representação deverá ser encaminhada ao Ministério Público ainda esta semana para que seja investigada a nomeação. A suspeita é de que Yuri – que chegou a receber duas parcelas de R$ 600 do auxilio emergencial do governo federal – tenha sido indicado para comandar a pasta pelo ex-secretário Kerly Gustavo Bezerra Lopes, que, desta forma, continuaria com influência na secretaria.

Yuri Santos foi nomeado no dia 3 de abril, depois que Kerly pediu exoneração para poder concorrer a um mandato de vereador nas eleições deste ano. No mesmo boletim foi publicada a Portaria 269, na qual o prefeito Cesar Mello nomeia Wesley Pinto da Silva para substituir Yuri, que por cerca de quatro meses foi chefe da avó e da mãe, Lúcia e Fabiana, que já estavam lotadas no setor antes de ele ser nomeado.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.