Sagrada Família tem só um candidato a prefeito e mulher adota Pica como nome de urna para tentar uma vaga na Câmara

Ela foi registrada como Josiane Brizolla, mas podem chamá-la de Pica. Pelo menos esse é nome de urna escolhido por uma candidata a vereadora de uma das menores cidades do Brasil, Sagrada Família, no Rio Grande do Sul que, segundo o IBGE, tem cerca de 2.600 habitantes. Com 32 anos de idade e divorciada, a dona de casa resolveu entrar para a vida pública e filiou-se ao PT para isso.

Emancipado em 20 de março de 1992, o ex-distrito de Palmeira das Missões conta nove vereadores, cinco deles concorrendo à reeleição este ano.   Ao todo estão registrados na Zona Eleitoral local 20 candidatos a vereador e apenas um concorrente ao cargo de prefeito, o atual governante Marcos Nascimento dos Santos, do mesmo partido da Pica.

Em todo o Brasil  117 municípios terão apenas um candidato a prefeito em 2020. Em 2012 isso ocorreu em 108 cidades, e em 95 em 2016.  De acordo com dados  da  Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o maior número de cidades com apenas um candidato a prefeito está no Rio Grande do Sul, 34 ao todo. Depois vêm os estados de Minas Gerais e do Paraná com, respectivamente, 20 e 17 municípios na mesma situação, bastando um único voto para garantir a vitória.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.