Sucessão em Paty do Alferes: Justiça veta Batata na disputa pela Prefeitura, mas ainda tem recurso tramitando no TRE

O juiz Fábio Lopes Cerqueira, da 48ª Zona Eleitoral, indeferiu o registro de candidatura da ex-prefeita de Paty do Alferes, Lúcia de Fatima Fernandes Fonseca, mais conhecida como Batata, e entrou na disputa pelo DEM. A ação de impugnação ao registro de candidatura foi ajuizada pela representação jurídica do PSC, partido que tem o prefeito Eurico Bernardes Neto como candidato a reeleição. A alegação é de que ela está inelegível, por condenação em ação de improbidade administrativa, “por ato doloso que importe lesão ao patrimônio”.

Os problemas de Batata com a Justiça são antigos. No no dia 6 de maio de 2013, por exemplo, a então prefeita teve o mandato cassado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral, o que a tornou inelegível por oito anos, prazo a ser contado a partir do dia das eleições de 2012, quando ela foi acusada de abuso de poder econômico durante a campanha. Ela foi eleita em 2008 e reeleita com 6.751 votos, 38% do total apurado e seus votos foram computados em separado pelo fato de ela ter concorrido subjudice. Por conta disso o segundo colocado na disputa, Rachid Elmor (PDT), chegou a ser declarado eleito pela Justiça Eleitoral. Como ela ganhou recurso em instância superior, seu registro foi mantido e ela tomou posse.

A defesa da candidata do DEM está recorrendo ao Tribunal Regional Eleitoral e espera reverter a decisão do juízo de primeira instância a tempo para que ela não tenha, mais uma vez, os votos contados separado como ocorre nos casos em que um candidato concorre na condição de “indeferido com recurso”.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.