TSE valida votos da candidata mais votada em Paraíba do Sul, e processo do prefeito de Itatiaia voltará a julgamento

Dayse teve a eleição confirmada e Dudu ainda não sabe se assume

Por cinco votos a dois o Tribunal Superior Eleitoral acatou nesta quinta-feira (3), recurso especial da candidata a prefeita mais votada no município de Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro. Desta forma a votação conferida a Dayse Onofre (PL), 35,95 dos votos apurados, será validada e ela será diplomada e empossada como prefeito. O caso dela é o mais simples já julgado até agora: ela havia pego oito anos de inelegibilidade por ter feito – em 2016 – doação de campanha acima do percentual da renda declarada, o que não é uma situação de dano ao erário.

Na mesma sessão o plenário do TSE colocou em julgamento recurso impetrado pelo prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes, o Dudu, que disputou a reeleição pelo PSC, obtendo 44,37% dos votos, mas depois de o ministro Mauro Campbell – relator do processo – apresentar seu voto contra o registro de Dudu, o ministro Tarcisio Vieira pediu vista, prometendo devolver o processo para dar continuidade ao julgamento na próxima quinta-feira (10).

Em seu voto o relator entendeu como terceiro mandato a reeleição de Dudu, que assumiu a Prefeitura em agosto de 2016 e foi reeleito em outubro daquele ano. Se a impugnação for mantida os eleitores de Itatiaia retornarão às urnas em pleito suplementar.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.