Em percentuais “rei” da Baixada foi o menos votado entre os prefeitos eleitos nas quatro maiores cidades da região e perde a “majestade” lhe conferida pelos seus

Passada a euforia das eleições esperava-se que – aconselhados pelos números – o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), caísse na realidade e passasse a olhar para o próprio quintal, mas ao contrário, a arrogância continua e já diz entre os seus que será mesmo candidato ao governo do Rio em 2022, ignorando o fato de ter sido o menos votado, proporcionalmente falando, entre os prefeitos eleitos nas quatro maiores cidades da Baixada Fluminense, embora tenha enfrentado concorrentes considerados fracos por quem entende do riscado. Reis teve 52,55% dos votos, quando apostava em 70%.

Se comparado com o percentual e com o poder de fogo dos adversários, Washington levou uma coça do prefeito de São João de Meriti, João Ferreira Neto, o Dr. João (DEM), que derrotou quatro deputados no primeiro turno, cinco no segundo, além do próprio Reis e do governador Claudio Castro, que firmaram apoio ao candidato do PSC, Leo Vieira. Dr. João teve 56,83% dos votos apurados.

Vitória maior ainda teve Rogério Lisboa (PP) em Nova Iguaçu, que teve como adversários os deputados estaduais Carlos Augusto (PSD) e Max Lemos (MDB), além da deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos), e venceu logo no primeiro turno, absorvendo 62,10% dos votos nominais para prefeito.

Para alguns observadores, o titulo de “rei” da Baixada que o grupo de Washington Reis deu a ele não condiz com a realidade, e não só pelos números das eleições deste ano. Falam isso em relação ao prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (MDB) – reeleito com 80,40% da votação -, que teve nas eleições de 2018 desempenho bem melhor que a de Reis, quando seus candidatos a deputado foram muito mais bem votados que os irmãos Rosenverg e Gutemberg Reis.

Se levados em conta, os números de 2018 mostram que se a Baixada tem um “rei”, politicamente falando, este é outro, pois os candidatos de Waguinho somaram 246.453 votos e os de Washington 117.923: Daniela do Waguinho teve 136.286 votos para deputada federal e Marcio Canella 110.167 para estadual, enquanto Gutemberg (federal) ficou com 54.573 e Rosenverh (estadual), 63.450.

Matéria relacionada:

“Rei” da Baixada é aconselhado pelas urnas a cuidar do próprio quintal

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.