Rodrigo Maia alega discriminação, perseguição e quebra do programa partidário em ação de justificativa de desfiliação

Elizeu Pires

Rodrigo se queixa de ter sido levado ao “limbo” pelo DEM

Magoado com a postura do comando nacional do Democratas em relação ao governo Bolsonaro, o deputado Rodrigo Maia (RJ), já ajuizou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma ação de justificação de desfiliação partidária, com pedido de antecipação de tutela, para que o DEM não venha buscar na Justiça seu mandato, por conta de filiação em outra legenda. O PSD deverá ser o novo destino de Maia, que está no quinto mandato e acumula 23 anos de história no DEM, onde foi foi eleito pela primeira vez em 1998, nos tempos de PFL. Cortejado também pelo MDB, Rodrigo deverá acompanhar o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também irritado com o presidente nacional, Antonio Carlos Magalhães Neto, assina ficha no PSD nesta terça-feira (26).

Representado na ação pela advogada Yasmin Brehmer Handar, Rodrigo Maia pede que seja reconhecido pelo TSE que sua saída no DEM se dá por justa causa. Ele alega “grave discriminação política pessoal praticada pelo DEM” e que passou a sofrer “execrações públicas por parte do presidente nacional do partido. A inicial cita ainda “a substancial mudança do programa partidário da agremiação”.

“Durante o biênio 2019-2020 Rodrigo Maia teve sua presidência na Câmara dos Deputados pelo DEM marcada por uma postura (pessoal e partidária) de independência e de diálogo crítico em relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro, sem nunca olvidar da responsabilidade pública exigida pelo cargo, mirando a preservação da estabilidade política do país. Inúmeras foram as pautas – sobretudo as chamadas pautas de costume – defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro que sofreram duras críticas e severa resistência por parte de Rodrigo Maia (e do próprio DEM) ao longo do primeiro biênio de mandato Presidencial. Merecem destaque, dentre outras, a questão da flexibilização do porte de armas, do homeschooling e da escola sem partido”, diz um trecho da petição.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.