Elizeu Pires

Sem prefeito deste ontem (8), quando o prefeito interino Imberê Moreira Alves foi afastado do cargo por determinação da Justiça, o município de Itatiaia, no interior do estado do Rio de Janeiro, poderá ficar pelo menos mais uma semana nessa situação, isto se a regra para a sucessão for cumprida. O sucessor é o presidente da Câmara de Vereadores, mas o atual também é interino e é ai que a coisa mudaria de figura.
Para quem entende do riscado, Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho, (PSC), não pode assumir por ser também interino, e o sucessor terá de ser definido a partir de uma nova eleição para compor a mesa diretora, com aquele quer for eleito presidente assumir o governo municipal.
Silvano foi eleito como vice-presidente na chapa encabeçada por Imberê, que com a anulação da eleição de prefeito assumiu o governo. O caso de nova escolha de presidente aconteceu em Mangaratiba, na Costa Verde fluminense, em 2018. No dia 31 de agosto daquele ano o prefeito interino Vitor Tenório foi tirado do cargo pela Justiça. Quatro dias depois o presidente interino da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Ferreira Graçano, o Charles da Video Locadora, baixou um decreto legislativo se declarando prefeito.
Deu ruim. Uma semana após a Câmara teve de fazer uma nova eleição para a mesa diretora e Charles assumiu a Prefeitura e governou até o prefeito Alan Campos ter sido escolhido em um pleito suplementar.
Matérias relacionadas: