Eleição suplementar em Itatiaia: “Gordurinha” e Imberê estariam pesando voo solo do médico Márcio Braga

Elizeu Pires

A Prefeitura de Itatiaia tem sido alvo de operações do MP no âmbito de inquéritos instaurados para apurar denúncias de irregularidades

Aliado político do ex-prefeito interino de Itatiaia, Imberê Moreira, o médico concursado da Prefeitura Márcio Braga estaria ensaiando mais uma tentativa de decolagem na política da cidade do Sul Fluminense. Mas a bagagem de Braga, ao que parece, está pesada demais para o pretenso voo solo, algo que o moço vem tentando desde 2019, quando se lançou sem sucesso pré-candidato a prefeito para as eleições do ano passado.

Em janeiro deste ano, Braga embarcou na primeira classe da aeronave de Imberê ao assumir a presidência do Comitê Municipal contra o Covid 19. Um voo cujas turbulências começaram nos primeiros meses com denúncias ao Ministério Público, relacionadas a supostos esquemas de corrupção na secretaria de Saúde. O que culminou na prisão do ex-secretário de Saúde do município Marcus Vinícius Rebello Gomes e outras quatro pessoas do governo de Imberê no final de abril, durante a primeira fase da Operação Apanthropía.

Em um dos diálogos do relatório de quebra de sigilo telefônico do início de abril deste ano, o MP interceptou um pedido de “gordurinha” que teria sido feito por Márcio Braga a Marcus Vinícius.  No caso, a “gordurinha” seria a elevação no valor mensal cobrado pela gasometria do Hospital Municipal. O relatório da conversa monitorada com autorização aponta que Marcus respondeu ao interlocutor que seria o médico, que passaria de R$ 1.200 para R$ 1.500 por mês.

Após as prisões, e o suposto pedido de “gordurinha”, Braga desembarcou do governo de Imberê, que acabaria afastado do cargo por determinação judicial, desde o último dia 8 de junho – o ex-interino tenta reverter a decisão junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Entre as bagagens pesadas do passado recente de Braga está ainda a coautoria de um relatório de 12 páginas anexado a um ofício de Imberê ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) solicitando à presidência da corte, com argumento de agravamento da pandemia no município, o adiamento da eleição suplementar que aconteceria no último dia 11 de abril, decisão que acabou acontecendo dias antes do pleito.

Em representação encaminhada ao TRE-RJ em nome do diretório do PTB de Itatiaia para que seja marcada logo a data da eleição suplementar no município, o  advogado Damian Duarte cita que “sem dúvida alguma, o olhar pragmático e político da gestão interina visa adiar o pleito para manutenção do status quo, de perpetuação no poder sem a legitimação das urnas, causando grave e irreparável prejuízo à sociedade de Itatiaia, em especial por conta das graves e tristes denúncias que levaram à prisão secretários municipais e diversas diligências de busca e apreensão, baseadas em acusações do Ministério Público de desvios de recursos públicos na Saúde”.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.