Eleição suplementar em Itatiaia: Pré-candidato pelo Cidadania não aparece no sistema do TSE como filiado ao partido

● Elizeu Pires

Instalado durante as duas primeiras semanas do último mês de abril sem que fossem incluídos novos nomes em sua relação de filiados, o diretório do Cidadania de Itatiaia, ao que tudo indica, deverá ter que dar explicações à Justiça Eleitoral caso queira seguir adiante com a pretensa candidatura do médico Márcio Braga na eleição suplementar, ainda sem data definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Segundo o que se comenta nos bastidores da política local, Braga vem se apresentando como presidente da sigla, mas ele aparece sem filiação partidária no sistema Filia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consultado durante o dia de ontem (29).

Para que não fique como um pato fora d’água no jogo político da cidade do Sul Fluminense, Braga terá também  a difícil tarefa de se desvincular de seu aliado recente, o ex-prefeito interino Imberê Moreira, afastado desde o último dia 8 de junho por determinação da Justiça, que acolheu um pedido do Ministério Público relacionado a um suposto “arrendamento” da Prefeitura para o que a Promotoria classificou como “organização criminosa”.

Imberê está tentando reverter a decisão do juízo local junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que ainda não tomou nenhum decisão sobre o recurso

Duplo esforço – Para observadores locais, ainda que consiga entrar na lagoa da eleição suplementar, Márcio Braga precisará de muito esforço para mostrar que é candidato de fato e não uma linha auxiliar para ajudar o grupo que sempre esteve no poder a vencer a eleição com um nome de maior aceitação. Na visão dos mesmos observadores, o médico do corpo efetivo da Secretaria de Saúde de Itatiaia  e perito da Polícia Civil, também terá de trabalhar bastante junto aos eleitores , explicando no corpo a corpo o fato de seu nome ter sido ligado a um dos diálogos do relatório do MP referente a quebra de sigilo telefônico no âmbito das investigações das denúncias de fraude na Prefeitura.

Na conversa com o ex-secretário de Saúde  Marcus Vinícius Rebello Gomes – preso no final de abril junto com outros membros do governo de Imberê, aparece um fala na qual efeito um pedido de “gordurinha”, que seria a elevação no valor mensal cobrado pela gasometria do hospital municipal. O relatório da conversa monitorada com autorização da Justiça, Marcus respondeu ao interlocutor que seria o médico, que passaria de R$ 1.200 para R$ 1.500 por mês.

Embarque e desembarque –  Em janeiro deste ano, Braga embarcou na primeira classe da aeronave de Imberê ao assumir a presidência do Comitê Municipal contra o Covid 19. Um voo cujas turbulências começaram nos primeiros meses com denúncias ao Ministério Público, relacionadas a supostos esquemas de corrupção na secretaria de Saúde.

Após as prisões, e o suposto pedido de “gordurinha”, Braga desembarcou do governo de Imberê, no começo de maio.  Entre as bagagens pesadas do passado recente de Braga está ainda a coautoria de um relatório de 12 páginas anexado a um ofício de Imberê ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) solicitando à presidência da corte, com argumento de agravamento da pandemia no município, o adiamento da eleição suplementar que aconteceria no último dia 11 de abril, decisão que acabou acontecendo dias antes do pleito. Ele também se pronunciou através das redes sociais, dizendo que já havia esclarecido tudo junto ao MP.

Em representação encaminhada ao TRE-RJ em nome do diretório do PTB de Itatiaia para que seja marcada logo a data da eleição suplementar no município, os  advogados Damian Duarte e Marcio Alvim citam que “sem dúvida alguma, o olhar pragmático e político da gestão interina visa adiar o pleito para manutenção do status quo, de perpetuação no poder sem a legitimação das urnas, causando grave e irreparável prejuízo à sociedade de Itatiaia, em especial por conta das graves e tristes denúncias que levaram à prisão secretários municipais e diversas diligências de busca e apreensão, baseadas em acusações do Ministério Público de desvios de recursos públicos na Saúde”.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.