Eleitores de Itatiaia, Santa Maria Madalena e Silva Jardim retornarão às urnas no dia 12 de setembro para escolher novos prefeitos e vices

● Elizeu Pires

A data foi definida na sessão desta tarde

Em decisão tomada agora há pouco o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro marcou para 12 de setembro as eleições suplementares para prefeitos e vices dos municípios de Itatiaia, Santa Maria Madalena e Silva Jardim. As duas primeiras cidades deveriam ter concluído o processo eleitoral no dia 11 de abril, mas as eleições foram suspensas pelo TRE-RJ.

O caso de Itatiaia a decisão se deu em atendimento a um pedido do prefeito interino Imberê Moreira Alvez, que acabou afastado do cargo por decisão do juízo da Vara Única daquela cidade. Silva Jardim entrou na pauta das eleições suplementares em maio, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou a impugnação do candidato do PROS, Jaime Figueiredo, que foi o mais votado.

Em Itatiaia a eleição suplementar se dará pelo fato de o TSE ter acatado um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e confirmou a ilegalidade da candidatura do ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, que buscava um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pelo artigo 14 da Constituição Federal.

Já em Santa Maria Madalena o candidato mais votado, Clementino da Conceição concorreu sub judice e teve a votação anulada devido à uma situação de inelegibilidade, uma vez que ele, que já governara o município por duas vezes, tem condenação por improvidade em processo transitado em julgado.

Matérias relacionadas:

TRE-RJ deverá decidir nesta quinta-feira nova data para eleição suplementar de Itatiaia: Setembro pode ser a opção

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.