Itatiaia: Dudu e Cristian estariam formando ‘tribunal de exceção’ para ‘condenar’ Imberê e esticar interinidade de Vaninho

● Elizeu Pires

Ex-aliado de Dudu, Imberê está na mira da Câmara de Vereadores

Afastado desde o último dia 8 de junho do comando administrativo de Itatiaia por suspeita de improbidade administrativa, entre outros crimes, o vereador Imberê Moreira deverá enfrentar uma espécie de tribunal paralelo na Câmara Municipal, com o risco de ser ‘condenado’ antes mesmo da decisão do processo que tramita contra o político na comarca da cidade do Sul Fluminense.

Nos bastidores da política local, o projeto de cassação de Imberê que começou a tramitar ontem (26) na Casa Legislativa, é visto como uma espécie de tribunal de exceção idealizado pelo ex-prefeito Eduardo Guedes e pelo vereador Cristian de Carvalho a fim de evitar o retorno de Imberê para a Prefeitura no início de dezembro, e esticarem a interinidade de Silvano Rodrigues, o Vaninho, que quem são apontados como aliados.

Ainda que sejam graves as acusações contra Imberê, a decisão do juízo da comarca local se fundamentou no artigo 20º da lei federal 8429/92, que estabelece as sanções aplicáveis em virtude de atos de improbidade administrativa. Neste caso, o texto prevê o afastamento das funções públicas por 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, mas deixa claro que “a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória”. Mas, ao que tudo indica, em Itatiaia o que valeria é a decisão dos aliados do atual prefeito interino.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.