Segundo colocado em 2020 vence a eleição suplementar de Carapebus

● Elizeu Pires

Com 53,14% dos votos válidos, o candidato do Republicanos por Bernard Tavares Didimo (foto), venceu a disputa pela Prefeitura de Carapebus – município do Norte do estado do Rio de Janeiro – em eleição suplementar realizada neste domingo (7). Em segundo lugar ficou o vereador Leandro Drumond Esteves, o Dandinho, candidato do Avante, que obteve 46,39% da votação. Ele vinha governando o município interinamente desde agosto. O último colocado é o concorrente pelo PMB, Edward Ferreira de Araújo Filho, com apenas 47 votos. Bernard havia disputado as eleições do passado e foi o segundo mais votado, com 29,90%.

Dos 12.620 eleitores aptos a votar 2.356 não compareceram às  urnas, uma abstenção de 18,67%. De acordo com a Justiça Eleitoral  foram contabilizados 96 votos em branco e 208 nulos. O TRE-RJ usou 35 urnas eletrônicas instaladas em seis locais de votação, e nenhuma delas apresentou problemas.

A nova eleição se deu por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que havia confirmado – por unanimidade – a impugnação da candidatura da prefeita Christiane Miranda de Andrade Cordeiro, que disputou a reeleição de 2020 sub judice e foi a mais votada. Ela teve o  registro de candidatura impugnado pelo juízo da 255ª Zona Eleitoral, que acatou ação ajuizada pelo Ministério Público. A Promotoria sustentou a inelegibilidade baseando-se no fato de a Câmara Municipal  ter reprovado as contas de gestão referentes ao exercício de 2017.

 Na ação o Ministério Público citou “faltas graves que, em tese, configuram ato doloso de improbidade administrativa, por violação a princípios e dano ao erário”. Christiane recorreu, conseguindo uma liminar para continuar na disputa e governou até o TSE confirmar sua cassação, o que ocorreu no dia 3 de agosto.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.