● Elizeu Pires

Depois do enquadramento de seu líder nas três esferas da Justiça Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal (STF), quando se tentou atropelar a legislação para emplacar um desejado terceiro mandato consecutivo, o grupo do ex-prefeito de Itatiaia Eduardo Guedes, ao que tudo indica, ainda não teria conseguido se convencer de que todas as pessoas de um estado democrático e de direito estão sujeitas às leis, e não o contrário.
O grupo do político estaria espalhando pela cidade que haveria chances de o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) vir a suspender, mais uma vez, a eleição suplementar no município, marcada para o próximo dia 13 de março.
Nos bastidores da política local e em conversas de pé de ouvido pelas ruas de Itatiaia, que o grupo estaria dizendo que tem poderia sustentar um novo adiamento do pleito com base no alarde junto à Corte Eleitoral de um suposto crescimento nos números da Covid-19 e da Influenza. Números que parecem subir e descer ao bel prazer dos interesses dos que agem como se fossem donos da cidade.
Influência – O que Itatiaia já parece não ter dúvidas é sobre influência de Guedes sobre o novo governo interino, comandando por Thiago Moreira, um jovem vereador em primeiro mandato e sem expressão política, que estaria cotado para compor a chapa majoritária pelo grupo de Dudu na eleição suplementar. Também estariam na disputa os vereadores Bruno Diniz e João Márcio.
Os parlamentares já estariam sob forte desgaste na cidade pela inércia demonstrada na privatização da água, já que o município foi empurrado goela abaixo no final do ano passado no pacote de privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), que sequer atua em Itatiaia.
Com as impressões digitais de Dudu cada vez mais visíveis na privatização da água, o grupo de Guedes estaria encurralado e com medo de um possível vexame no pleito que se aproxima. O que justificaria a suposta aposta na Covid-19 e na Influenza para uma cartada junto ao TRE-RJ a fim de tentarem esticar o mandato do interino.
*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.