Duque de Caxias: Servilismo do presidente da Câmara faz do Poder Legislativo de Caxias um “puxadinho” do Executivo, dizem por lá

● Elizeu Pires

Ao participar de uma entrevista ao lado do deputado Ronserverg Reis Celso demonstrava gratidão e orgulho pelo fato de a família do prefeito da cidade deixá-lo integrar o “grupo seleto” dos Reis – Foto: Arquivo/Estúdio B

Para que serve a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias? Se a pergunta for dirigida aos mais atentos moradores do município mais rico da Baixada da Baixada Fluminense, é provável que a resposta seja mais ou menos assim: “Para nada além de servir ao prefeito Washington Reis”.

É que o prefeito da cidade faz o que bem entende sem ser questionado pelos “representantes do povo” e consegue tudo o que quer do poder que deveria fiscalizar os atos e ações do governante, mas se comporta como extensão do  Executivo, um “puxadinho” por assim dizer, tal é a e subserviência do presidente da Câmara, Celso Luis Pereira do Nascimento, mais conhecido como Celso do Alba, que parece ter orgulho disso.

Essa situação de servilidade ficou muito clara na noite de 7 dezembro de 2021, durante uma entrevista concedida por Celso ao lado do deputado Ronsenverg Reis, irmão do prefeito. Cada pergunta feita pela produção era respondida com ufanismo, uma demonstração exagerada de orgulho por fazer parte do grupo do prefeito, o que seria o mesmo que dizer: “Pode acontecer o que for que serei um soldado fiel e cumpridor de ordens”.

O servilismo de Alba é tão grande que em março de 2020 ele renunciou ao mandato de vereador para que um irmão do prefeito pudesse assumir uma vaga na Câmara. Celso era vereador licenciado e respondia pela Secretaria de Meio Ambiente desde 2017. Por interferência do prefeito ele retornou ao Legislativo para declarar sua renúncia, o que abriu caminho para que o terceiro suplente da coligação MDB/PPS, Divair Alves de Oliveira Júnior, o Junior Reis, assumisse o mandato, uma vez que o segundo suplente da aliança, Gilberto Silva, também apresentou sua renúncia.

Ceso comunicou a Mesa Diretora da Câmara que a partir do dia 1º de abril de 2020 estaria reassumindo na Casa, mas de imediato comunicou também renúncia ao mandato. Nesse caso a cadeira dele ficaria com Gilberto Silva, que, na mesma sessão renunciou sua condição.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Matéria relacionada:

Renúncias esquisitas dão mandato a irmão do prefeito em Caxias

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.