● Elizeu Pires
Conforme o elizeupires.com vinha alertando nos últimos dias, o governo interino de Itatiaia, município do Sul Fluminense, estava pretendendo o adiamento da eleição suplementar marcada para o dia 13 de março, quando os eleitores terão de retornar às urnas para escolher os novos prefeito e vice, uma vez que o resultado da votação de 15 de novembro de 2020 foi anulado. Foi dito e feito.
O vereador Thiago Rodrigues Moreira, o Thiaguinho, que está governando a cidade, fez um requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para cancelar a eleição, usando como alegação a nova variante da covid-19. Se deu mal. Por unanimidade o colegiado decidiu manter a data, jogando por terra a pretensão de Tiaguinho, que sonhava em ficar no cargo até outubro, para quando, esperava ele, poderia ser transferido o pleito.
O Tribunal sustenta sua decisão dados da Superintendência de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária em Saúde, e notas técnicas do Observatório Covid-19 da Fiocruz.
Além de manter a data, o TRE-RJ determinou a adoção de medidas protetivas: “todas e todos devem obrigatoriamente utilizar máscaras adequadamente, cobrindo a boca e o nariz”, e a identificação biométrica será dispensada. O Tribunal vai disponibilizar máscaras PFF2 ou N95 em número suficiente para mesários, colaboradores e servidores da 198ª Zona Eleitoral que compreende o município.
Matérias relacionadas: