Desembargadores do TRE-RJ não caem no “conto” da pandemia e decidem manter a data da eleição suplementar de Itatiaia

● Elizeu Pires

Requerimento de Thiago Moreira foi rejeitado por unanimidade

Conforme o elizeupires.com vinha alertando nos últimos dias, o governo interino de Itatiaia, município do Sul Fluminense, estava pretendendo o adiamento da eleição suplementar marcada para o dia 13 de março, quando os eleitores terão de retornar às urnas para escolher os novos prefeito e vice, uma vez que o resultado da votação de 15 de novembro de 2020 foi anulado. Foi dito e feito.

O vereador Thiago Rodrigues Moreira, o Thiaguinho, que está governando a cidade, fez um requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para cancelar a eleição, usando como alegação a nova variante da covid-19. Se deu mal. Por unanimidade o colegiado decidiu manter a data, jogando por terra a pretensão de Tiaguinho, que sonhava em ficar no cargo até outubro, para quando, esperava ele, poderia ser transferido o pleito.

O Tribunal sustenta sua decisão dados da Superintendência de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária em Saúde, e notas técnicas do Observatório Covid-19 da Fiocruz.

Além de manter a data, o TRE-RJ determinou a adoção de medidas protetivas: “todas e todos devem obrigatoriamente utilizar máscaras adequadamente, cobrindo a boca e o nariz”, e a identificação biométrica será dispensada. O Tribunal vai disponibilizar máscaras PFF2 ou N95 em número suficiente para mesários, colaboradores e servidores da 198ª Zona Eleitoral que compreende o município.

Matérias relacionadas:

Denúncia de suposta manobra para suspender eleição em Itatiaia será encaminhada ao Ministério Público e para o TRE

Itatiaia: Apegados ao poder estariam apostando em novo adiamento da eleição suplementar, usando casos de Covid e Influenza como argumento

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.