Justiça anula pesquisa esquisita em Silva Jardim

Mariaht fez a pesquisa ignorando dados estatisticos sobre a cidade e a divulgou com outro nome

Consulta de intenção de votos feita por assessor beneficia candidatura do atual prefeito

A juíza da 63ª Zona Eleitoral, Daniela Correia da Silva impugnou o registro e a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos da qual o prefeito Anderson Alexandre, que disputa a reeleição pelo PMDB, foi o maior beneficiado. A magistrada acatou pedido de impugnação apresentado pela coligação Reconstruindo Silva Jardim, que tem o ex-prefeito Marcelo Cabreira Xavier, o Marcelo Zelão (PCdoB), como cabeça de chapa. A pesquisa foi feita pela empresa RM Mariath Serviços de Propaganda e Marketing, de propriedade do ex-subsecretário de Comunicação Ricardo Machado Mariath, mas teve o resultado publicado no dia 27 de agosto, como se a consulta tivesse sido realizada pela Virtu Consultoria.

A substituição do nome foi vista pelos adversários do atual prefeito como uma manobra para não ligar Mariath a sua realização, pois ele está sendo processado pelo Ministério Público em ação na qual é acusado de fraude em licitação. No recurso de impugnação aceito pela magistrada foi pontuado que, além de ter sido feita por uma empresa e atribuída na publicação à outra diferente, a pesquisa foi realizada com erros: não foram ouvidos eleitores não alfabetizados e entrevistados em porcentagem superior à real, eleitores com nível médio de escolaridade. Em sua decisão a juíza, além de suspender a divulgação da pesquisa, determinou que o jornal O Dia, que publicou o resultado, utilize o mesmo espaço para noticiar a suspensão do registro da consulta.

O que mais chamou a atenção é que o índice de eleitores com nível médio de formação representa 16,2% e o total entrevistado chegou a 30%, além do fato de a pesquisa ter ignorado a faixa de 15,4% de eleitores não alfabetizados registrada em Silva Jardim.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.